Como fazer bainhas em cortinas de renda

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

As cortinas de renda adicionam charme a qualquer cômodo, mas pode ser muito frustrante se elas não couberem em sua janela. Talvez você goste demais do modelo ou não seja mais possível trocá-las. Aprenda a fazer a bainha de uma cortina de renda para facilitar a decoração de casa.

Passo 1

Meça o comprimento do varão da cortina até o peitoril da janela. Este é o comprimento que suas cortinas de renda deverão ter. Isso pressupõe que a cortina de renda já tenha uma costura na parte superior para poder prendê-la no varão ou em outro acessório.

Passo 2

Estenda as cortinas em uma superfície plana e meça o comprimento do topo até a bainha. Use alfinetes para marcar suavemente o novo comprimento que a cortina precisará ter. Esta será a linha onde você fará a bainha.

Passo 3

Coloque a cortina de renda na tábua de passar e estique-a. Coloque o ferro na temperatura adequada para esse tipo de tecido. Deixe que o ferro esteja plenamente aquecido antes de usá-lo.

Passo 4

Dobre a borda inferior da cortina até a metade da marcação do comprimento da cortina acabada. Passe o ferro quente na dobra, fazendo um vinco ao longo da cortina.

Passo 5

Dobre novamente a barra inferior da cortina até que ela esteja alinhada com os alfinetes. Use o ferro para vincar a barra. Certifique-se de que as costuras da parte superior e inferior estejam perfeitamente alinhadas e não tenham dobrado de qualquer forma.

Passo 6

Faça uma costura reta com pontos pequenos e apertados ao longo de todo o comprimento da bainha dobrada. Costure perto da parte superior da barra, ao lado da linha de alfinetes. Se preferir, ou se a dobra da renda estiver muito grande ou fofa, passe uma outra linha de costura mais perto da ponta.

Mais recentes

×