Como fazer uma balança de dois pratos

••• Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Não é difícil construir uma balança de dois pratos, também conhecida como trave de equilíbrio. Seu processo de fabricação e de utilização pode ajudar suas crianças a compreenderem conceitos científicos, tais como massa, tamanho e peso. Também pode ajudar quanto a média aritmética necessária para calcular o peso de um item comparando-o com outros de peso conhecido. Essa balança pode ser feita de utensílios domésticos comuns.

Passo 1

Marque três pontos equidistantes da borda em cada tampa plástica. Faça um furo em cada ponto.

Passo 2

Corte seis fios de 30 cm de comprimento. Separe três deles e amare uma ponta a cada um dos três furos. Junte os três cordões em uma tampa e amarre-os juntos pelas pontas soltas. Repita o processo com a outra tampa e os outros três fios.

Passo 3

Encontre o meio exato da régua e faça um pequeno furo nesse ponto. Passe um fio de 50 cm através do furo e amarre as pontas uma na outra.

Passo 4

Encontre uma porta de armário com a base nivelada usando um nível de carpinteiro. Abra a porta e pendure o laço do fio amarrado na régua na maçaneta da porta. Encurte o fio se estiver muito longo.

Passo 5

Corte dois fios de 15 cm. Insira um deles através dos três amarrados à tampa plástica e amarre as pontas uma na outra para fazer uma laço. Repita o processo com o outro fio e a outra tampa plástica. Pendure um laço em cada ponta da régua, de modo que a tampa plástica fique pendurada pelos fios de 15 cm.

Passo 6

Calibre a balança deslizando os laços do fio nas pontas da régua para o centro ou para perto das pontas até que a régua fique pendurada paralelamente à base da porta do armário.

Mais recentes

×