Como medir o calado de um barco

O calado de um barco é uma das coisas mais importantes para se saber ao navegar. Simplificando, ele é a medida de quão longe o casco do barco vai se estender debaixo da água. Quando souber essa medida , será possível usar essas informações para tomar decisões melhores sobre a profundidade da água que você escolheu para navegar. Por exemplo, se o barco tem um calado de 1,80 m, passear nele em águas com uma profundidade de 2 m é provavelmente muito arriscado. Uma vez que a projeção do casco de um barco não pode ser observada quando está navegando, é necessário descobri-la antes.

Step 1

Comece adicionando a quantidade máxima de carga ou peso normalmente carregado no barco. Entre outros fatores, a quantidade de peso no barco afeta a projeção submersa, quanto mais peso, mais baixo o barco fica na água, aumentando o calado. Além de evitar águas que são muito rasas, medir o calado com a quantidade máxima de peso que normalmente seria transportado no barco é uma boa maneira de se navegar mais seguramente.

Step 2

Identifique a parte mais baixa da quilha do barco. A quilha é um termo que descreve a parte inferior do seu barco, que varia de acordo com o tipo de embarcação. Por exemplo, o calado de um barco com motor será provavelmente menor do que a de um veleiro, pois o último, muitas vezes, tem uma quilha fixa que se estende como uma barbatana da parte inferior do barco, aumentando o calado dele.

Step 3

Meça a distância da linha da água do barco (onde a lateral do barco encosta na água) até a parte mais baixa da quilha que foi identificada. Guarde esse número em centímetros. O calado do barco agora está mensurado.

eHow Brasil
×