Como fazer uma bandana durag

••• NA/PhotoObjects.net/Getty Images

Costurar bandanas do tipo durag (ou du-rag) é bem simples e, quando você faz o seu próprio modelo, é fácil personalizar o tamanho para que fique confortável em sua cabeça. Também é possível fazer uma variedade de tamanhos para vender em feiras de artesanato e encontros de motociclistas. Varie o visual usando uma estampa de tecido para a touca e uma outra para a o laço. Com um molde de papel pronto, a peça leva de 15 a 20 minutos para ser confeccionada.

Molde da bandana durag

Passo 1

Meça do centro da sua testa, rodeando um lado da sua cabeça, até a nuca. Adicione 2,5 cm à medida.

Passo 2

Coloque uma fita métrica de tecido em um pedaço de papel e desenhe uma linha que seja do comprimento medido no Passo 1.

Passo 3

Meça do centro da sua testa, passando pelo topo da cabeça, até a nuca. Adicione 2,5 cm à medida.

Passo 4

Coloque uma ponta da fita métrica em uma das pontas da linha reta que você desenhou no Passo 2. Usando a medida feita no passo 3, disponha a fita de modo que ela forme a metade de um círculo ligando uma ponta da linha reta à outra.

Passo 5

Trace o contorno da fita métrica para completar o molde.

Costurando um modelo de durag

Passo 1

Dobre o seu tecido ao meio com os lados direitos para dentro.

Passo 2

Coloque o molde em cima do tecido. Prenda-o com alfinete no lugar ou use um objeto pesado para segurá-lo.

Passo 3

Corte ao redor do molde. Esta é a touca. Corte outro pedaço de tecido de 9 cm de largura. Para o comprimento, dobre a medida feita no Passo 1 da seção anterior e adicione 20 cm. Este é o laço.

Passo 4

Com os lados direitos para dentro, costure as duas peças da touca ao longo da borda curva, usando uma bainha de 1,25 cm. Vire o lado direito para fora.

Passo 5

Dobre a seção do laço transversalmente para achar o seu centro. Com os lados direitos para dentro e as bordas alinhadas, prenda o centro da peça do laço ao centro da peça da touca com alfinetes. Continue prendendo com alfinetes ao redor de toda a touca, deixando 2,5 cm aberto em cada lado da segunda borda.

Passo 6

Costure o laço à touca usando uma borda de 1,25 cm.

Passo 7

Passe o ferro nos 0,75 cm inferiores ao longo das bordas da seção do laço, depois passe esta seção dobrada ao meio longitudinalmente.

Passo 8

Vire a touca para o lado avesso. Dobre a borda da seção do laço que você passou a ferro no Passo 7 sobre a borda da touca.

Passo 9

Costure a borda do laço que acabou de dobrar do passo 8 na parte interna da touca. Continue costurando as bordas ao londo de ambas pontas livres da seção do laço.

Mais recentes

×