×
Loading ...

Como fazer uma boneca articulada com cerâmica plástica

As bonecas articuladas são itens muito procurados pelos colecionadores. Elas normalmente são feitas de resina e costumam custar caro. Por causa disso, e devido à maior dificuldade em trabalhar com resina, muito colecionadores preferem fazer suas próprias bonecas usando cerâmica plástica. Essas versões são mais frágeis, mas podem ser manuseadas e manipuladas da mesma maneira que as outras.

Instruções

Bonecas articuladas podem ser feitas com cerâmica plástica (Visage/Stockbyte/Getty Images)

    Desenhe a boneca

  1. Com lápis e papel, desenhe uma versão em escala de todo o corpo da boneca, vista de frente. Faça outra versão de perfil.

    Loading...
  2. Coloque uma folha de papel vegetal sobre o desenho. Trace, separadamente, o contorno de todas as partes do corpo: cabeça, braços, antebraços, mãos, pescoço com o tronco, coxas, panturrilhas, pés e topo da cabeça.

  3. Pegue os desenhos dos braços e do tronco. Faça uma figura circular na parte superior de cada braço, criando os ombros. Faça um buraco côncavo na lateral do corpo, onde o braço deverá encaixar.

  4. Repita esse procedimento (criando a articulação e o encaixe) para os cotovelos, joelhos, quadris, pulsos e tornozelos.

  5. Pegue os desenhos do tronco e da cabeça. Aumente um pouco o pescoço, fazendo um topo arredondado. Crie um buraco côncavo na base da cabeça, para encaixar o pescoço.

  6. Recorte cada parte do corpo.

    Esculpa a boneca

  1. Espalhe as figuras de papel sobre uma superfície de trabalho plana. Pegue a cerâmica plástica e modele uma versão básica de cada parte do corpo, seguindo as figuras como modelo.

  2. Encontre a cabeça. Retire um pouco de massa da parte inferior, criando um buraco suficiente para colocar um gancho em S e prender o pescoço. Se você pretende colocar olhos de acrílico na boneca, deixe espaço para isso.

  3. Pegue o tronco. Retire um pouco de massa e abra espaço entre os buracos das articulações, para que você possa botar o cordão depois. Faça o mesmo com as pernas e os braços.

  4. Pegue a parte do topo da cabeça. Acrescente um pouco de massa na parte interna, criando uma área suficiente para fazer um furo depois. Faça o mesmo com os pés e as mãos, adicionando mais massa na área da articulação.

  5. Esculpa todos os detalhes da boneca, finalizando-a.

    Termine a boneca

  1. Coloque todas as partes do corpo da boneca sobre uma forma de alumínio e asse, conforme as instruções do fabricante da cerâmica. Retire a forma do forno e deixe esfriar completamente.

  2. Com a furadeira, faça furos na lateral de cada articulação circular, criando um acesso às áreas ocas das peças. Fure também as áreas salientes nos pés, nas mãos e no topo da cabeça.

  3. Lixe os pedaços da boneca, para ter certeza de que não há nenhuma área áspera. Comece com uma lixa mais grossa e passe para uma mais sensível.

  4. Pinte o rosto da boneca como preferir, usando tinta acrílica e pincéis pequenos. Borrife um selador transparente em spray quando tiver terminado.

  5. Passe um cordão elástico por dentro dos membros, atravessando o tronco e subindo pelo pescoço até a cabeça, para conectar todas as partes. Use o gancho em S para prender o cordão no topo da cabeça, nas mãos e nós pés. Existem várias maneiras de prender uma boneca com cordões (veja as referências abaixo).

Loading...

O que você precisa

  • Bloco de anotações e lápis
  • Papel vegetal
  • Tesoura
  • Ferramentas para esculpir argila
  • Forma de alumínio
  • Forno
  • Lixa
  • Furadeira e brocas pequenas
  • Tinta acrílica
  • Pincéis pequenos
  • Selador transparente
  • Ganchos em S pequenos
  • Cordão elástico

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...