Comparação entre bórax e ácido bórico

O ácido bórico e o bórax são dois compostos químicos que contêm o elemento boro. Pela nomenclatura da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), o boráx é o tetraborato de sódio decahidratado e sua fórmula molecular é B4Na2O7•10H2O. A fórmula molecular do ácido bórico é BH3O3. Existem muitas similaridades entre o boráx e o ácido bórico, como aparência, toxicidade, aplicações e até algumas propriedades físicas.

Aparência

Ambos são encontrados na forma de cristais inodoros, incolores e transparentes, como grânulos brancos ou em pó.

Propriedades físicas

Nem o boráx nem o ácido bórico são combustíveis. O ponto de fusão do boráx é de 75 °C e, o ponto de ebulição, 320 graus Celsius. O ponto de fusão do ácido bórico é de 169 °C e, o de ebulição, 300 graus Celsius. É possível dissolver 6 g de boráx em 100 ml de água a 20 °C, e 4,7 g de ácido bórico em 100 ml de água na mesma condição. O boráx também é solúvel em glicerol, mas não é solúvel em etanol ou isopropanol. O ácido bórico é solúvel em metanol, amônia, acetona, etanol e glicerol. O pH de uma solução a 0,1 molar de ácido bórico é 5,1.

Toxicidade

A exposição em curto prazo ao boráx ou ao ácido bórico por ingestão ou por absorção por pele ferida pode causar náuseas, vômitos, diarreia, queda da temperatura corporal, erupção cutânea, dor de cabeça, agitação, fraqueza, danos ao fígado, colapso circulatório, choque e morte. A exposição crônica por ingestão ou por absorção pela pele ou por mucosas pode causar perda de apetite, perda de peso, vômitos, diarreia, erupções cutâneas, perda de cabelo, convulsões e anemia.

Estima-se que a ingestão de 15 a 20 g de boráx seja fatal. A ingestão de 5 a 20 g de ácido bórico é fatal. Dentro da União Europeia, os dois compostos são considerados produtos tóxicos que podem prejudicar a fertilidade e gerar problemas nos fetos.

Fontes

O boráx ocorre naturalmente na forma dos minerais rasorita, colemanita e turmalina, que são extraídos e refinados em boráx puro. O ácido bórico ocorre naturalmente como o mineral sassolite.

Aplicações

O boráx é utilizado para envelhecer artificialmente a madeira, para fabricar tecidos e madeira à prova de chamas, em preparações para soldagem, em vidrados e esmaltes, para curar e conservar peles, para produzir vidro, em produtos de limpeza, para inibir a corrosão em anticongelantes, em adesivos e em ligas de metal e para evitar o crescimento de fungos em frutas cítricas.

O ácido bórico é utilizado em madeiras à prova d'água, na manufatura de cimentos, como aditivo na água de resfriamento de reatores nucleares, como inseticida, como conservante, em fluxo de soldagem, para impregnar pavios, na fabricação de sabão, em vidros resistentes ao calor e nos processos de fabricação de outros compostos de boro.

eHow Brasil
×