Como fazer meu cabelo produzir mais melanina?

••• Ralf Nau/Digital Vision/Getty Images

Folículos capilares com grande quantidade de melanina produzem fios de cabelo mais escuros. À medida que uma pessoa envelhece, a produção de melanina diminui e o cabelo perde a cor natural, até ficar grisalho. Certos problemas de saúde, como doença da tireoide, também podem levar a um embranquecimento prematuro do cabelo. Como se não bastasse, uma dieta alimentar pobre em vitamina B pode acarretar menor produção da melanina, causando a perda de coloração dos fios. Felizmente, é possível induzir os folículos capilares a aumentar a produção desse pigmento.

Passo 1

Tomar vitaminas, como B5 e B6, vitamina E e ácido fólico, promove a produção de melanina no folículo capilar. Outras vitaminas incluem a biotina, ou vitamina B7, e o inositol, ou vitamina B3. Não há necessidade de tomar vários tipos de vitamina caso você já tome suplementos do complexo B, pois o tablete já contém todo o complexo vitamínico.

Passo 2

Inclua cobre na sua dieta. Esse mineral é essencial para a produção de pigmentação escura na pele e no cabelo. Fontes naturais de cobre são lentilha, grãos integrais, abacate, amêndoa e farinha de soja.

Passo 3

Adicione vitamina A à sua lista de suplementos. A vitamina A é necessária para manter saudáveis os folículos capilares e o couro cabeludo. Um folículo capilar saudável está em melhores condições de aproveitar nutrientes como a melanina.

Passo 4

Certifique-se de consumir vegetais de folhas verdes, como espinafre, couves e repolho chinês. Além de ricos em vitaminas, esses vegetais fornecem oxigênio para o corpo inteiro, inclusive couro cabeludo e folículos capilares.

Mais recentes

×