Como fazer meu cabelo produzir mais melanina?

Ralf Nau/Digital Vision/Getty Images
Folículos capilares com grande quantidade de melanina produzem fios de cabelo mais escuros. À medida que uma pessoa envelhece, a produção de melanina diminui e o cabelo perde a cor natural, até ficar grisalho. Certos problemas de saúde, como doença da tireoide, também podem levar a um embranquecimento prematuro do cabelo. Como se não bastasse, uma dieta alimentar pobre em vitamina B pode acarretar menor produção da melanina, causando a perda de coloração dos fios. Felizmente, é possível induzir os folículos capilares a aumentar a produção desse pigmento.
Step 1
Tomar vitaminas, como B5 e B6, vitamina E e ácido fólico, promove a produção de melanina no folículo capilar. Outras vitaminas incluem a biotina, ou vitamina B7, e o inositol, ou vitamina B3. Não há necessidade de tomar vários tipos de vitamina caso você já tome suplementos do complexo B, pois o tablete já contém todo o complexo vitamínico.
Step 2
Inclua cobre na sua dieta. Esse mineral é essencial para a produção de pigmentação escura na pele e no cabelo. Fontes naturais de cobre são lentilha, grãos integrais, abacate, amêndoa e farinha de soja.
Step 3
Adicione vitamina A à sua lista de suplementos. A vitamina A é necessária para manter saudáveis os folículos capilares e o couro cabeludo. Um folículo capilar saudável está em melhores condições de aproveitar nutrientes como a melanina.
Step 4
Certifique-se de consumir vegetais de folhas verdes, como espinafre, couves e repolho chinês. Além de ricos em vitaminas, esses vegetais fornecem oxigênio para o corpo inteiro, inclusive couro cabeludo e folículos capilares.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Dica
- Com frequência ouve-se dizer que cabelo grisalho é sinal de maturidade. Embora o cabelo grisalho seja inevitável à medida que envelhecemos, muitos jovens adultos em torno dos vinte anos já têm vários fios brancos. Assim, outros fatores além do envelhecimento fazem os fios perder a coloração natural.
Advertência
- Vitamina A em excesso pode intoxicar e danificar o fígado. É mais interessante tomar beta caroteno no lugar dessa vitamina. O fígado converterá o beta caroteno em vitamina A conforme necessário.
Sobre o Autor
Based in Houston, Ana Jackson has been writing content for leading-industry Web sites since 2006. She specializes in money and personal finance as well as in health and alternative treatment-related topics. Other areas of expertise include crafts and interior decorating.
Créditos Fotográficos
Ralf Nau/Digital Vision/Getty Images