Como saber se uma cabra está gravida

••• mountain goat,goat,mountain,mammal,animal,nature,t image by Earl Robbins from Fotolia.com

Em razão do formato do corpo, pode ser difícil saber se uma cabra está grávida simplesmente observando o tamanho ou as formas do abdômen do animal. Por essa razão, há outras maneiras mais confiáveis para identificar se uma cabra está ou não esperando filhotes.

Passo 1

Saiba a época em que a cabra nasceu. Muitos proprietários desse animal mantém os machos separados das fêmeas, evitando filhotes inesperados. Se a cabra foi procriada intencionalmente, será possível esperar uma ou duas crias em cerca de 150 dias. Se passar mais de 160 dias sem haver nenhum filhote, a cabra não estava grávida.

Passo 2

Se você mantiver os machos e as fêmeas convivendo em conjunto, provavelmente haverá uma gravidez inesperada e você não será capaz de dizer quando os filhotes vão nascer. A única maneira segura de saber se uma cabra está grávida nesses casos, é levando-a a um veterinário para fazer os exames.

Passo 3

Olhe para o úbere de um animal que nunca teve filhotes antes. Um úbere desenvolvido pode indicar que a cabra está grávida. Há poucas maneiras de dizer em que fase da gravidez a cabra está, mesmo quando o úbere estiver desenvolvido.

Passo 4

Observe a cabra que você acredita estar gravida. Se o animal já teve filhotes antes e está esperando mais um novamente, geralmente, não há como certificar essa situação apenas visualizando-o. Se ela estiver grávida junto com mais duas ou três cabras, você será capaz de dizer se ela está mais cheia do que antes. Todavia, isso poderá não ocorrer se o animal estiver perto do fim da gravidez.

Mais recentes

×