Como determinar se uma égua está prenha sem consultar um veterinário

••• horses feeding1 image by MLA Photography from Fotolia.com

Devido ao longo intervalo entre a concepção e o nascimento, os donos de cavalos podem não perceber que uma égua está prenha até praticamente o final da gravidez, que dura entre 336 e 360 ​​dias. A maioria dos sinais visíveis de gravidez ocorrem cerca de dois a três meses antes do nascimento. Com alguns conhecimentos básicos de como funciona o corpo da égua durante esse período, os proprietários podem perceber a condição sem o auxílio de um veterinário.

Passo 1

Pergunte aos donos anteriores ou outras pessoas que conheçam a égua sobre seu histórico. Se ela for sua, tente lembrar se ela teve acesso a um garanhão.

Passo 2

Examine as laterais do corpo da égua antes do flanco, bem como a parte de trás de sua barriga, na frente do úbere. Conforme o potro começar a crescer, essas áreas se expandirão.

Passo 3

Verifique se há um aumento nas glândulas mamárias. O úbere expande em tamanho para armazenar leite cerca de duas a seis semanas antes do parto e enche-se com leite cerca de 2 a 6 dias antes do parto. O úbere da égua pode inchar também devido ao consumo de capim rico, falsa gravidez ou infecção.

Passo 4

Examine as coxas e nádegas da égua. Quando ela estiver a uma ou duas semans do parto, essa região terá um aspecto esponjoso conforme o animal prepara-se para dar à luz e a vulva começa a expandir-se.

Passo 5

Procure por uma substância cerosa no úbere. Isso ocorre entre uma a 72 horas antes do nascimento.

Mais recentes

×