Por que meu cachorro está abrindo e fechando a boca depois de comer?

Veterinários removem comida, ossos, metal e espinhos de peixe da boca de cães

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um cachorro que fica abrindo e fechando a boca depois de comer provavelmente tem um pedaço de comida preso entre os dentes e está tentando tirá-lo. O cão pode precisar de ajuda mas não é comum. Donos devem monitorar o comportamento para assegurar que não seja um sintoma de algo mais sério.

Pedaço de comida preso

Alguns cães comem muito vorazmente, mal parando para respirar, já outros se alimentam com mais calma. De qualquer forma, um cão pode ter um pedaço de comida preso em sua boca ou garganta enquanto come. Se o animal não puder se livrar do pedaço abrindo e fechando a boca, o dono precisará ajudar examinando a boca do cão. O dono deve ser cuidadoso para evitar ser mordido.

Removendo objetos

Comida presa na linha da gengiva são fáceis de serem removidos com os dedos. Comida presa embaixo da língua apresenta um desafio maior. Cachorros possuem pequenos ossos que suportam a língua e alguns donos podem confundi-los com ossos de frango. Tentar puxar estes ossos pode machucar o animal seriamente. Se o cachorro não puder se livrar do pedaço de comida, o dono deve procurar assistência de um veterinário.

Sufocando

Um cachorro pode abrir e fechar a boca depois de comer pois está tendo dificuldades em obter ar, possivelmente porque um pedaço de comida o está sufocando. Se o comportamento persistir, o dono pode precisar tomar alguns passos emergenciais. O dono precisa ajudar a mover o pedaço de comida seja suspendendo o cão no ar com a cabeça para baixo ou levantando as pernas de trás. Outra maneira é administrar um golpe com a palma da mão entre os ombros do animal, ou fazer uma manobra de Heimlich.

Outras causas potenciais

Um cão que normalmente abre e fecha a boca depois de comer sem sinais óbvios de comida presa na boca ou sufocando, precisa de assistência veterinária. Problemas potenciais podem ser: doença periodontal, gengivite, abcessos ou cistos salivares. Se o cão tiver outros sintomas como barriga inchada, ele pode ter sérios problemas gástricos de dilatação. Este problema é uma emergência médica que precisa de assistência veterinária imediata.

eHow Brasil
×