×
Loading ...

Com que frequência devo forçar meu cachorro doente a comer?

Infelizmente alguns cães ficam doentes a ponto de necessitar que forcemos a sua alimentação. Isso pode ocorrer após uma cirurgia ou quando o cão está doente há um certo tempo e precisa de alimentação adequada mas não tem apetite para comer sozinho.

Caso seu cão apresente falta de apetite, procure um veterinário (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

O que dar de comer para um cão doente? Com que frequência?

Alimente cães doentes com algumas colheres de chá de alimentos caninos a cada duas ou três horas. Converse com um veterinário sobre o tipo de alimento que deve ser oferecido. Se o cão é incapaz de mastigar ração dura, misture-a com água para amolecê-la. Tente alimentar o cão logo pela manhã, quando é mais provável que ele esteja com mais fome. Se o cão não quiser comer, adicione molho à comida ou, até mesmo, ofereça alimentos enlatados, especialmente se o cão, normalmente, come ração dura. Certifique-se de oferecer água para evitar uma possível desidratação que pode levá-lo a complicações posteriores.

Loading...

Como forçar o cão a comer

Coloque o alimento liquefeito em uma seringa sem agulha, ou em uma mamadeira, e despeje a comida na boca do cão. Dê pequenas quantidades de comida de cada vez para evitar excessos. Alimentar um cão muito rápido pode fazer com que ele evite a comida, fique muito cheio e até vomite. Coloque uma pequena gota na língua, de modo que o cão possa sentir o gosto do que está prestes a comer. Se o cão demonstrar que quer comer, lentamente dê o resto da porção adequada para o cão. Às vezes, seringas usadas em culinária para rechear aves funcionam bem para esse procedimento, mas certifique-se de que o cão esteja recebendo a comida e não apenas o ar que pode ser pego na seringa.

Onde forçar o cão a comer

Certifique-se de que o cão doente esteja em uma posição confortável antes de tentar forçá-lo. Ele pode preferir deitar-se sobre seu cobertor favorito ou em sua caminha. É mais provável que o cão coma em uma área tranquila. Cães doentes ou um cão em recuperação podem sentir-se mais aptos a comer se eles estiverem em um ambiente calmo e relaxante. Certifique-se de que esse processo de alimentação não seja apressado pois o cão, ao perceber isso, pode recusar-se a cooperar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...