Por que cachorros têm caroços quando se remove um carrapato
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
Os cães que vivem em áreas arborizadas quentes são especialmente suscetíveis a picadas de carrapatos -- pequenos aracnídeos que se alimentam de sangue. Embora a maioria das picadas de carrapatos seja apenas uma pequena inconveniência, esses parasitas carregam uma série de doenças. A sua picada também pode causar infecções e reações alérgicas. Um pequeno inchaço localizado é uma reação inflamatória normal desencadeada pela retirada do carrapato. No entanto, se o inchaço aumentar ou permanecer presente durante mais de um dia, isto pode indicar algo mais grave.
Cabeça retida
A cabeça do carrapato que fica retida é um dos riscos mais comuns relacionados à remoção deste parasita. Quando remover um carrapato de seu cão, sempre verifique se a cabeça do parasita também saiu. Se espremer um carrapato ou usar algo quente para removê-lo, você pode tê-lo removido apenas parcialmente, deixando a cabeça dentro do cão. Se não tiver certeza de que removeu totalmente o carrapato, leve o cão ao veterinário. Se a cabeça do carrapato ainda estiver dentro do cão, o veterinário irá extirpá-la e tratar o animal com antibióticos.
Infecção
A remoção do carrapato frequentemente deixa uma pequena ferida no animal. Quando o carrapato está bem inchado, significa que esteve ligado ao cão por um período prolongado, aumentando a probabilidade de infecção no local da picada. Se notar um caroço no local de onde removeu o carrapato e que esse caroço se tornou maior de um dia para o outro após a remoção, seu cão ter uma infecção. Outros sinais de infecção incluem pus, inchaço, febre e letargia. Contacte seu veterinário, que irá tratar a infecção com antibióticos.
Reação alérgica
Carrapatos injetam uma variedade de fluidos que podem causar doenças em cães ao mordê-los. Contudo, mesmo que os cães não sejam expostos a doenças, podem apresentar reações alérgicas à saliva do parasita. Se a área em torno da picada ficar inchada ou vermelha, se o cão tiver uma erupção cutânea ou apresentar um histórico de alergias, pode estar ocorrendo uma reação alérgica. O veterinário pode tratar a ferida com uma injeção de cortisona ou antibióticos.
Doença
A causa mais séria da formação de um nódulo no local da picada é a doença de Lyme. Os sintomas desta doença são muitas vezes semelhantes aos de uma infecção ligeira durante os primeiros dias. A febre maculosa, que tem sintomas semelhantes aos da doença de Lyme, também pode começar com um pequeno nódulo depois de remover o carrapato. Seu veterinário realizará exames para determinar se o seu cão tem uma doença grave ou apenas uma irritação no local da ferida.
Referências
- "Novo guia completo do Dr. Pitcairn para a saúde natural de cães e gatos"; Richard Pitcairn, et. al; 2005 [em inglês]
- "Guia da federação nacional da vida selvagem sobre insetos, aranhas e espécies relacionadas da América do Norte"; Arthur Evans, Craig Tufts; 2007 [em inglês]
- "Guia de problemas de pele e pelagem em cachorros"; Lowell Ackerman; 1994 [em inglês]
- Tudo que você precisa saber sobre a doença de Lyme. 2ª edição"; Karen Vanderhoof-Forschner; 2003 [em inglês]
Sobre o Autor
Brenna Davis is a professional writer who covers parenting, pets, health and legal topics. Her articles have appeared in a variety of newspapers and magazines as well as on websites. She is a court-appointed special advocate and is certified in crisis counseling and child and infant nutrition. She holds degrees in developmental psychology and philosophy from Georgia State University.
Créditos Fotográficos
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images