Como aliviar a dor causada por ferroada de bragre

Bagres

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Bagres são peixes grandes que vivem próximos ao fundo, e podem ser encontrados em todo o mundo, tanto em habitats de água doce como de água salgada. Eles são conhecidos por terem bocas e bigodes grandes, que são suas marcas registradas. Além desses traços, o bagre também tem espinhas dorsais e peitorais em ambos os lados do seu corpo, que carregam desagradáveis​​ ferrões venenosos. Esses ferrões podem ferir você quando pega ou manipula o peixe de forma inadequada. Apesar das ferroadas de bagre não serem fatais, elas devem ser tratadas de imediato por causa do seu potencial de infecção e da dor crescente.

Os sintomas da ferroada de bagre

A maioria das ferroadas de bagre acontece durante as pescarias. Um bagre capturado seguido de um manuseio incorreto ou com um aperto não muito firme resulta em uma ferroada. Para manusear adequadamente um bagre, pegue-o com a palma da sua mão no lado ventral do peixe, certificando-se de que seus dedos estão ao lado dos espinhos peitorais e longe da espinha dorsal.

Outro ferimento frequente pode ocorrer quando o cão da família tenta pegar o bagre com a boca, sendo recompensado com uma ferroada dolorosa.

Os sintomas da ferroada incluem irritação e dor ao redor da área atingida. Há também a possibilidade das espinhas se romperem, fazendo com que ela se enterre na pele. Se não for tratada de imediato, a dor pode durar dias enquanto a ferida infecciona. Em estágios mais avançados, o paciente pode sofrer uma necrose tecidual grave ou até mesmo uma gangrena. Em casos mais extremos, já houve amputação do dedo devido a infecções causadas pela picada do peixe.

Tratamentos para a ferroada de bagre

Se você for picado por um bagre, remova todas as espinhas que estiverem presas na pele com uma pinça estéril. Uma vez que as espinhas forem removidas, regue a área com água quente (tão quente quanto puder aguentar) para dispersar o veneno e aliviar a dor. Lave completamente a área da ferroada de três a cinco vezes por dia, e não coloque um Band-Aid ou curativo para mantê-la protegida, pois isso pode provocar uma infecção.

Medicações para dor em geral (tais como Tylenol ou Advil) são eficazes no alívio da dor, apesar de que sua pele ainda continuará dolorida ao toque ao redor da área afetada.

Consulte um médico se a dor persistir ou aumentar em torno do local por mais de quatro ou cinco dias, se ver marcas vermelhas sopitando no local ou se sentir dor nas áreas próximas a articulação em torno da ferroada. Infecções na sua pele podem vir de estafilococos e estreptococos, assim como de bactérias do córrego onde o peixe foi capturado.

eHow Brasil
×