×
Loading ...

Despigmentação dos lábios em cães

Quando os lábios de um cão, originalmente pretos, assumem uma tonalidade rosada, seu dono pode ficar surpreso e confuso. A perda de coloração é chamada de despigmentação. Como sempre, qualquer alteração física em seu animal deve ser examinada por um veterinário, principalmente nesses casos, uma vez que as causas subjacentes variam de inofensivas a sérias.

Qualquer alteração física em seu animal deve ser examinada por um veterinário (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Causas e diagnóstico

Primeiramente, é importante entender o que causa a despigmentação. De acordo com a Dra. Louise Murray, veterinária e diretora do Hospital ASPCA’s Bergh Memorial Animal, na cidade de Nova Iorque, as causas mais comuns são infecção ou alergias, doenças autoimunes, vitiligo e câncer. Quando o lábio de um cão sofre descoloração, o focinho e a área ao redor dos olhos também podem ser afetados. No entanto, se somente os lábios estão rosados, leve o animal ao veterinário imediatamente.

Antes da consulta, verifique a dimensão da área afetada. Se uma pequena área está levemente rosada, a causa pode ser uma irritação resultando de algo que o animal tenha mastigado. Nesse caso, uma pequena quantidade de vitamina E aplicada sobre o local pode ajudar a reduzir ou reverter a condição. Se todo o lábio estiver rosa, pode ser sinal de alergia. Dependendo da situação, a despigmentação pode ser temporária ou permanente.

Seu veterinário poderá determinar a causa do problema com um exame simples. Durante o procedimento, ele considerará a dimensão da área afetada e se há quaisquer feridas ou cistos. A presença de feridas pode indicar uma doença autoimune. O médico pode solicitar uma biópsia para eliminar a suspeita de câncer. Adicionalmente, antibióticos também podem ser usados para tratar qualquer inflamação ou inchaço.

Loading...

Vitiligo

Outra causa da despigmentação em cães é o vitiligo, uma doença autoimune que ataca as células pigmentares. Dentro de três a seis meses após o início do ataque, os lábios do seu cão podem começar a adquirir uma coloração rosada. A doença por si só não afetará negativamente a saúde do animal, de acordo com a Universidade de Prince Edward Island, em Charlottetown, Canadá. No entanto, há geralmente uma ligação entre o vitiligo e outras condições. O veterinário pode diagnosticar a doença através de uma biópsia da pele do animal.

Causas sérias

Em alguns casos, a despigmentação indica um problema sério. Isso inclui doenças como lúpus e câncer. Se o veterinário não está certo sobre o diagnóstico ou suspeita de alguma condição séria, pode ser preciso consultar um profissional especializado em dermatologia. Encontrar a causa subjacente é a primeira e mais importante medida, de acordo com Murray.

Lembre-se que, como há muitas causas possíveis, o melhor é levar seu cão ao veterinário e seguir quaisquer tratamentos recomendados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...