Cães com gengivas escuras
Apple Tree House/Lifesize/Getty Images
Se você já viu um cachorro latir ou uivar, é provável que já tenha visto suas gengivas. Ao contrário das gengivas de humanos, que são de um rosa claro uniforme quando saudáveis, as de um cão são muitas vezes manchadas com o que parecem ser manchas negras. Embora possivelmente perturbadoras, estas manchas são normais para o cão e não têm efeitos nocivos sobre a saúde ou o bem-estar.
Preste atenção nas gengivas de seu cão
Para olhar a cor das gengivas do seu cão, fale com ele em voz baixa enquanto acaricia o focinho. Quando acalmá-lo, levante suavemente os lábios de cada lado do focinho para ver a gengiva. Ela deve ser rosa, preto ou manchada com a cor do pelo do cão, mas nunca amarela ou verde.
Porque as gengivas do cão são negras?
Basicamente, determinadas raças de cães simplesmente têm um pigmento mais escuro em suas gengivas. Como a cor da pele, a cor das gengivas é repassada geneticamente, assim, a cor da gengiva de um cão é definida geneticamente. Não há nada de errado com gengivas escuras, então não se preocupe sobre essa coloração.
Como examinar gengivas escuras
Examinar a cor da gengiva de um cão com gengivas escuras é um pouco mais complexo do que um cão com gengivas claras. Para verificar a cor verdadeira, é preciso ver além da cor escura. Para fazer isso, levante a gengiva acima do canino do cão. Imediatamente acima do dente, você deve ser capaz de ver a cor verdadeira da gengiva, o que lhe permite fazer uma avaliação da saúde do seu cão.
Sinais de problemas
Se a gengiva do seu cão é de uma cor diferente de rosa ou preto, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Uma infecção na boca, que pode ser indicada por gengivas coloridas, pode rapidamente se espalhar por todo o corpo do cão. Isto significa que uma ferida simples pode rapidamente se transformar em uma infecção cardíaca potencialmente fatal se não for tratada adequadamente, então, leve qualquer alteração na aparência física da gengiva do seu cão a sério.
Referências
Sobre o Autor
Alexander Rudinski has been writing professionally since 2008. His work appears on the Nerve website, where he continues to work as a photographer and writer. Rudinski has a Bachelor of Science in communications, concentrating on documentary video, photography and professional writing. He graduated from the University of the Arts, Philadelphia.
Créditos Fotográficos
Apple Tree House/Lifesize/Getty Images