Garras encravadas em gatos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Uma das questões mais importantes ao cuidar de gatos é o cuidado adequado com a garra. Uma garra encravada é um problema que pode ser particularmente doloroso, e interromperá a capacidade do animal de caminhar confortavelmente, se não for tratada. Há várias coisas que você deve entender sobre garras encravadas em gatos e como tratar o problema.
Descrição
Uma garra encravada em um gato é semelhante a uma unha encravada em um humano. A unha cresce na carne, na pata do animal, da mesma forma que uma unha cresce na pele sobre o pé de uma pessoa. Esse problema não ocorre muito frequentemente, mas, quando acontece, deve ser tratado imediatamente; a garra encravada pode abrir uma ferida através da qual as bactérias podem entrar, causando uma infecção.
Sinais e sintomas
Um gato com uma garra encravada demonstrará vários sinais do problema. Ele pode andar de um jeito esquisito, pisando de leve na pata afetada. O animal aparecerá mais agitado e irritado, se isso estiver causando dor. Ao examinar as patas do gato, você notará que a garra está encravada, pois ele não será capaz de retraí-la confortavelmente, e a área ao redor pode parecer danificada, machucada ou infectada.
Tratamento
A melhor maneira de tratar uma garra encravada é levando o animal ao veterinário, para que o profissional recomende um procedimento. O veterinário pode aparar com segurança ou, se necessário, retirar a garra problemática. Ele também será capaz de determinar se uma infecção se estabeleceu . Não tente remover a garra encravada com o aparador de unhas, porque além de causar mais dor ao felino, você pode danificar a garra permanentemente.
Prevenção
A única maneira de evitar uma garra encravada em seu gato é removendo-as cirurgicamente (todas as garras do animal). No entanto, alguns donos acham essa solução uma prática desumana. Se você pertence a esse grupo, então inspecionar a garra regularmente e cortá-la é sua melhor opção. Cuidado para não cortar abaixo do sabugo (a carne rosa na base da unha). Isso causará muita dor ao gato e pode fazer a garra crescer de forma abusiva e ficar encravada.
Referências
- "The Purina Encyclopedia of Cat Care"; Amy D. Shojai; 2000
- Humane Society of the United States:Aparando as garras de um gato; Novembro de 2009 [em inglês]
- CatHealth.com: Procedimento de apara de garras [em inglês]
- Washington State University: Aparando as garras de um gato [em inglês]
Sobre o Autor
Jeremy Cato is a writer from Atlanta who graduated with Phi Beta Kappa honors and an English degree from Morehouse College. An avid artist and hobbyist, he began professionally writing in 2011, specializing in crafts-related articles for various websites.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images