Cães e intoxicação por tinta

O consumo de tinta pode deixar seu cão doente

Two Dogs image by ziggyhendry from Fotolia.com

A tinta geralmente não oferece perigo aos cães, a menos que consumida em quantidades excessivas. Muitas vezes, o dispositivo que contém a tinta é mais perigoso do que o próprio conteúdo.

Sintomas

Os sintomas de intoxicação por tinta incluem vômito, letargia, perda de apetite, comportamento não responsivo, dificuldade para respirar, perda de consciência, diarreia, irritação na boca, mudanças na cor da gengiva, atordoamento e convulsões.

Indução ao vômito

O tratamento para esse problema pode ser realizado através da indução ao vômito. Usa-se uma solução com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, administrada através de uma seringa na dosagem de uma colher de sopa por cada 4,5 kg de peso. Esse procedimento só deve ser realizado quando recomendado por um veterinário, e se o animal ainda estiver consciente.

Tratamento veterinário

As opções de tratamento veterinário para animais com intoxicação grave incluem o uso de antídotos específicos, carvão ativado para diminuir a absorção das toxinas, fluidos intravenosos, terapia de oxigênio, medicamentos para dor e antináusea, transfusão de sangue ou plasma e sedativos.

Canetas

A tinta para escrita é o tipo mais comumente ingerido por cães. De acordo com o site da Medline Plus, ela geralmente não é tóxica e só são necessários cuidados médicos nos casos em que grandes quantidades são ingeridas. Embora seja improvável que o conteúdo de uma única caneta possa deixar um cão doente, os restos do material que a compõe podem causar problemas intestinais.

Tinta de impressora

A tinta de impressora também não costuma ser tóxica, a menos que consumida em grandes quantidades. Assim como os restos de uma caneta, o cartucho do dispositivo também pode causar obstruções intestinais em animais de estimação.

Centro de Controle de Intoxicação Animal

Nos EUA existem o Centro de Controle de Intoxicação Animal com linhas de atendimento disponíveis para donos de animais de estimação que possam ter consumido algo tóxico. Eles exigem o número de um cartão de crédito e pode haver cobrança de uma taxa de consulta. No Brasil esses serviços não estão disponíveis. No caso de intoxicação, o melhor é procurar atendimento veterinário.

eHow Brasil
×