Sintomas de intoxicação por tinta

Sintomas de intoxicação por tinta

Kriss Szkurlatowski: stock.xchang

Geralmente, tinta não é considerada como uma substância tóxica. Se usada normalmente, uma intoxicação por tinta é muito improvável. Na realidade, é muito mais fácil causar uma irritação na pele. A ingestão de tinta é o modo mais comum de intoxicação. Como a tinta é uma substância relativamente segura, uma pequena quantidade na boca não deve causar sintomas de intoxicação. Já ingerir grandes quantidades leva à intoxicação, mas não costuma ser fatal.

Irritação ocular ou manchas na pele ou mucosas

Se a tinta entrar em contato com sua pele ou seus olhos, ela pode causar irritação ou coceira. A melhor solução para este problema é lavar a área afetada com água fria e abundante. Use uma boa quantidade de água e esfregue até não sentir mais desconforto. A tinta pode permanecer temporariamente na parte branca dos olhos ou nas mucosas (dentro do nariz ou boca). É pouco provável que a tinta nos olhos ou na pele cause sintomas a longo prazo. Visite seu médico se tiver a vista borroda ou se a irritação permanecer após o enxague com água.

Ingestão de tinta de caneta

Ingerir tinta de caneta pode levar a uma intoxicação. Segundo Medline Plus, um serviço do National Institute of Health, "para que uma pessoa precise de tratamento por intoxicação, é necessário que ingira grandes quantidades de tinta de caneta". Se caso algo assim ocorrer, ligue para seu serviço local de atenção e tratamento de intoxicações. Não induza o vômito a menos que isto seja sugerido por um médico. Ainda que uma intoxicação seja possível com a ingestão de grandes quantidades de tinta, o prognóstico é muito favorável. Medline Plus qualifica a tinta como não-tóxica e sugere que "a recuperação é muito provável". Os sintomas por este tipo de intoxicação são enjôos e manchas da mucosa dentro da boca.

Maquiagem permanente e tatuagens

O órgão FDA regula os pigmentos usados em cosmética nos Estados Unidos, mas não aprovou nenhuma tinta para ser usada dentro da pele. A questão das maquiagens definitivas e tatuagens é muito mais complexa, pois muitos tipos de tintas são usados. Alguns contêm pigmentos aprovados para uso cosmético em produtos tópicos. No entanto, algumas maquiagens permanentes e tatuagens usam tintas industriais e automotivas. A FDA está estudando a segurança das tintas injetáveis para uso humano, e está documentado os resultados das reações adversas associadas ao uso destas tintas. Enquanto não houver certezas sobre a segurança, sugerimos que converse com seu cosmetólogo ou tatuador sobre os ingredientes que irão usar. As tintas que usam pigmentos aprovados para uso cosmético são muito mais seguras que as tintas industriais ou automotivas.

eHow Brasil
×