Os cães podem ingerir óleo de cozinha?
Comstock Images/Comstock/Getty Images
Ao adotar um cachorro como animal de estimação, é importante saber quais alimentos são saudáveis para o consumo e quais podem causar um impacto negativo na dieta do animal. Alimentos de difícil digestão podem causar dores estomacais e reações alérgicas. Se estiver pensando em alimentá-lo com comida caseira, você deve saber quais óleos de cozinha podem ser utilizados para preparar alimentos saudáveis para o consumo do cachorro.
Óleos de cozinha saudáveis
Alguns óleos são perfeitamente seguros para o consumo animal. Azeite de oliva e óleo de semente de linho são ambos indicados. Na verdade, doses regulares desses óleos ajudam no condicionamento e hidratação da pele e pelo dos cães. Caso prepare seus alimentos com esses óleos, você pode alimentar o seu cão com a comida de casa tranquilamente.
Óleos que devem ser utilizados com cuidado
Ao alimentar seu cão com alimentos preparados com óleos, é preciso ter cuidado com reações alérgicas. Óleos vegetais, por exemplo, podem conter soja ou milho, produtos aos quais alguns animais podem ser alérgicos. Óleo de amendoim pode causar dores estomacais, assim como a manteiga, se usada em substituição. Gorduras cozidas, como a gordura do bacon, são prejudiciais e contém muito sódio, logo, devem ser evitadas.
Sinais de alerta
Se não tiver certeza sobre a tolerância de seu cão a óleos de cozinha, experimente alimentá-lo com pequenos porções de cada vez. Observe os sinais de alerta que indicarão como os óleos estão sendo digeridos pelo animal. Se se cão apresentar urgência em defecar ou diarreia, pode-se assumir que o óleo -- ou o alimento em si -- não foi bem digerido. De qualquer forma, evite-os. Se o animal não apresentar reações incomuns, é seguro tentar uma nova porção.
Moderação
É seguro alimentar os cães com alimentos comuns em moderação, mas os óleos de cozinha contêm gordura e muitas calorias, portanto, podem causar problemas de saúde no animal, se ingeridos em excesso. O consumo excessivo de ácidos graxos pelos cães pode causar problemas hepáticos. Consulte um veterinário para determinar a quantidade ideal. Ele lhe dirá a quantidade exata de óleo e a frequência segura para consumo.
Referências
Sobre o Autor
Kyra Sheahan has been a writer for various publications since 2008. Her work has been featured in "The Desert Leaf" and "Kentucky Doc Magazine," covering health and wellness, environmental conservatism and DIY crafts. Sheahan holds an M.B.A. with an emphasis in finance.
Créditos Fotográficos
Comstock Images/Comstock/Getty Images