Remédio caseiro para bolas de pelos em gatos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Os gatos se lambem várias vezes ao dia, não apenas porque são animais limpos por natureza, mas também como um meio de remover os pelos soltos que se acumulam. Em virtude da frequência com a qual os gatos se lambem, muitas vezes as bolas de pelos se acumulam em seu estômago. Isso eventualmente faz com que os animais vomitem nos pisos ou móveis. Para aliviar o desconforto do gato e manter sua casa sem bolas de pelos, experimente qualquer um dos muitos diferentes remédios caseiros para esse problema.
Preocupações dietéticas
Uma maneira natural de reduzir a quantidade de bolas de pelos que surgem no gato é alimentá-lo com uma dieta rica em fibras. As fibras não apenas manterão o animal saudável, mas também reduzirão a quantidade de pelos soltos que acarretam as bolas de pelos em primeiro lugar. A ração de gato seca e úmida muitas vezes vem em versões com alto teor de fibras. A erva de gato, vendida na maioria das lojas de animais, também tem um teor de fibra naturalmente alto.
A desidratação também pode exacerbar o problema com bolas de pelos, de modo que é melhor se assegurar de que o gato tenha acesso imediato a água potável em abundância.
Vaselina não derivada de petróleo e óleo de peixe
Os lubrificantes ajudarão a evitar o acúmulo de bolas de pelos e tornarão aquelas existentes muito mais fáceis de eliminar, evitando a necessidade de vomitá-las. A vaselina não derivada de petróleo é um lubrificante natural seguro para oferecer ao animal vários dias por semana. Coloque um pouco da vaselina em cima do nariz do gato: ele a lamberá e ela protegerá seu estômago. Outro lubrificante natural com efeitos semelhantes é o óleo de peixe, o qual deve ser adicionado à ração do animal uma vez por dia; cerca de uma colher de chá geralmente é suficiente.
Manteiga e abóbora enlatada
Dois dos mais populares lubrificantes alimentares para reduzir e eliminar as bolas de pelos são manteiga e abóbora enlatada. Pode-se oferecer ao animal uma pequena quantidade de manteiga, não mais do que uma colher de chá, duas ou três vezes por semana, seja sozinha ou misturada à ração -- o que o animal preferir. Uma colher de chá de abóbora enlatada pode ser oferecida ao gato juntamente com a ração uma vez por dia.
Medidas preventivas
Após ter tratado a condição de bola de pelos, tome medidas para evitar futuros problemas tanto quanto possível. A primeira e mais fácil maneira de fazer isso é escovar o gato todos os dias para remover os pelos soltos que o animal está tentando lamber. Se você tem um gato de pelos médios ou longos, considere mantê-los aparados para reduzir ainda mais os problemas com bolas de pelos.
Referências
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images