Como calcular ângulos a partir de tangentes

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A trigonometria usa seno, cosseno e tangente para representar a relação entre dois lados de um triângulo e um dos ângulos. A função tangente representa o lado oposto dividido pelo lado adjacente. Para encontrar a medida de determinado ângulo, é preciso usar a tangente inversa, ou função arco tangente, na calculadora. Esta função, muitas vezes, é abreviada como tan ^ -1. Se você sabe ou pode medir os lados opostos e adjacentes do ângulo, pode calcular o ângulo desconhecido.

Passo 1

Meça o comprimento das arestas de um triângulo retângulo. Por exemplo, você pode ter um triângulo retângulo com os comprimentos laterais 6, 8 e 10. O maior lado do triângulo será a hipotenusa, os outros dois lados são conhecidos como catetos.

Passo 2

Identifique o lado adjacente ao ângulo. Este será um dos lados que forma o ângulo, que não seja a hipotenusa. Por exemplo, se o ângulo que você quer encontrar é formado pelo lado de 6 centímetros e o de 10 centímetros, o lado adjacente será o de 6.

Passo 3

Identifique o lado oposto em relação ao ângulo. O lado oposto do triângulo será o cateto que não forma o ângulo. Neste exemplo, se o ângulo que você quer encontrar é formado pelos lados de 6 e 10 centímetros, o lado oposto seria o de 8.

Passo 4

Divida o lado oposto pelo lado adjacente. Neste exemplo, você dividiria 8 por 6, e obteria cerca de 1.333.

Passo 5

Use a calculadora para encontrar a tangente inversa do resultado do Passo 4, para calcular o ângulo. Em muitas calculadoras, você pode usar a função tangente inversa pressionando "2o." e "TAN". Finalizando este exemplo, a tangente inversa de 1.333 equivale a cerca de 53,13, ou seja, o ângulo desconhecido é 53,13 graus.

Mais recentes

×