Como calcular a área de gesso utilizado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Determinar a área de gesso ajuda o construtor a determinar a quantidade de material necessário para o projeto. Use as medidas para estimar os requisitos do trabalho. Os cálculos são feitos a partir de matemática básica para cômodos quadrados ou retangulares. Converta essa área em números de placas de gesso quando for comprar o material.

Passo 1

Meça o comprimento de cada parede do cômodo. Escreva as medidas como números decimais em metros. Por exemplo, uma parede que tenha 3 m e 50 cm de comprimento deverá ser listada como 3,5 m.

Passo 2

Meça a altura das paredes. Elas geralmente medem pouco menos de 2,4 m. Você pode querer arredondar essa medida para 2,4 m, pois uns 5 cm do gesso serão aparados.

Passo 3

Multiplique o comprimento da parede pela altura. O resultado dessa operação será a área da parede. Por exemplo, se ela medir 3 m de comprimento e 2,4 m de altura, o resultado será 7,2 m² de área.

Passo 4

Some as áreas de todas as paredes para obter a área total do cômodo.

Passo 5

Calcule a área de cada porta e janela do cômodo. Meça o comprimento e largura de cada uma e multiplique para determinar a área de cada abertura e some todos os resultados obtidos.

Passo 6

Use as medidas do comprimento e da largura da sala obtidos nos passos anteriores para calcular a área do teto. Multiplique esses dois valores para obter o resultado.

Passo 7

Subtraia a área das aberturas da área total das paredes antes de adicionar o valor correspondente ao teto para determinar a área total de gesso necessária para o cômodo. Repita esse processo para todos os cômodos da casa.

Mais recentes

×