Como determinar a altura de um prisma

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
As duas bases de um prisma podem determinar sua forma, mas a altura dele é que determina seu tamanho. Os primas são poliedros, ou seja, sólidos tridimensionais com duas bases, ou extremidades, poligonais idênticas. A altura do prisma é a distância entre suas bases e é uma medida importante no cálculo de seu volume e de sua área superficial. Ao trabalhar de trás para frente com as fórmulas gerais (volume = área da base * altura e área superficial = perímetro da base * altura + 2 * área da base) é possível determinar a altura de qualquer prisma.
Volume
Step 1
Meça a base do prisma. Para esse exemplo, ela é um quadrado com um lado que mede 10 cm.
Step 2
Determine a área da base através da fórmula para a forma específica. No exemplo, a fórmula para a área da base é a multiplicação do lado por si mesmo, ou 10 multiplicado por 10, que é igual a 100 cm^2.
Step 3
Divida o volume do prisma pela área de sua base para encontrar sua altura. Concluindo o exemplo, assuma que o prisma possui um volume de 600 cm^3. A divisão de 600 cm^3 por 100 cm^2 resulta em 6 cm.
Área superficial
Step 1
Meça a base do prisma. Para esse exemplo, assuma que ela é um retângulo com largura de 4 cm e comprimento de 6 cm.
Step 2
Determine a área da base com a fórmula de área para a forma específica e então multiplique-a por 2. Nesse exemplo, a fórmula para a área da base é a largura multiplicada pelo comprimento, ou 4 multiplicado por 6, que é igual a 24 cm^2, e 24 multiplicado por 2 resulta em 48 cm^2.
Step 3
Subtraia a área da base dobrada da área superficial do prisma. Nesse exemplo, assuma uma área superficial de 248 cm^2. Subtrair 48 de 248 resulta em 200 cm^2.
Step 4
Calcule o perímetro da base utilizando a fórmula para a forma específica da base. Nesse exemplo, a fórmula para o perímetro da base é 2 * largura + 2 * comprimento, ou 2 * 4 + 2 * 6, que é igual a 20 cm.
Step 5
Divida a quantidade restante de área superficial do "Passo 3" pelo perímetro da base para determinar a altura do prisma. Concluindo o exemplo, a divisão de 200 cm^2 por 20 cm resulta em uma altura de 10 cm.
Mais Artigos
Como medir o tamanho dos vidros para a superfície da base e para a superfície superior das mesas→

Como transformar um duto circular em retangular→

Como calcular a área de um telhado inclinado→

Como calcular a força de prensa hidráulica em toneladas→

Como encontrar a área da seção transversal de um tubo→

Como calcular a área para instalar um tapete de grama→

Referências
Recursos
Dica
- Se o prisma for um objeto real, meça a distância entre suas duas bases com uma fita métrica para determinar a altura.
Sobre o Autor
Chance E. Gartneer began writing professionally in 2008 working in conjunction with FEMA. He has the unofficial record for the most undergraduate hours at the University of Texas at Austin. When not working on his children's book masterpiece, he writes educational pieces focusing on early mathematics and ESL topics.
Créditos Fotográficos
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images