×
Loading ...

Como calcular átomos para mols para gramas

Na química, um mol representa um grande número de átomos, moléculas ou outras partículas microscópicas. No caso de converter de átomos para mols, um mol contém 6,022 x 10^23 átomos. Os mols também têm outra propriedade útil: um mol de qualquer substância tem a massa em gramas igual ao peso molecular da substância. Armado com o conhecimento das propriedades do mol e uma tabela periódica, você pode converter átomos para moléculas para gramas de qualquer substância.

Instruções

Tenha uma tabela periódica em mãos para os cálculos químicos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Divida o número de átomos pelo número de Avogadro, 6,022 x 10^23, para achar o número de mols. Se você tem 5 x 10^24 átomos de nitrogênio, por exemplo, divida-o por 6,022 x 10^23 para obter 8,3 mols de nitrogênio.

    Loading...
  2. Procure pelo elemento da tabela periódica e verifique o número embaixo do símbolo do elemento em gramas por mol para obter o peso molecular. O símbolo para o nitrogênio é N, por exemplo, e o número embaixo do N na tabela periódica é 14,0067, então o peso molecular do nitrogênio é 14,0067 g/mol.

  3. Multiplique o peso molecular pelo número de mols para obter a massa. Para 8,3 mols de nitrogênio, multiplique-o por 14,0067 g/mol para obter 116,26 g de nitrogênio.

Loading...

Dicas

  • O mesmo procedimento funciona para conversão entre moléculas, mols e gramas-- apenas tenha certeza de adicionar o peso molecular de todos os átomos da molécula antes de multiplicar pelo número de mols.

Aviso

  • Certifique-se de ler o peso molecular ao invés do número atômico na tabela periódica. O peso molecular geralmente fica abaixo do símbolo do elemento, e o número atômico fica acima. Você pode confirmar olhando se o seu número tem casas decimais; os números atômicos são sempre inteiros.

O que você precisa

  • Calculadora científica
  • Tabela periódica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...