Como calcular o fator de empacotamento do diamante cristalino
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images
Os átomos nos sólidos estão dispostos em uma das várias estruturas periódicas conhecidas como cristais. Há sete sistemas cristalinos ao todo. Os exemplos incluem o cúbico simples, o centrado no volume e o centrado na face. A proporção do volume que os átomos possuem em um dado reticulado é conhecida por fator de empacotamento. É possível calcular esse fator de um material, como o diamante, com alguns parâmetros do material e matemática simples.
Step 1
Escreva a equação par ao fator de empacotamento. A equação é:
Fator de empacotamento = Nátomos x Vátomo / Vunitáriodacélula
Sendo que "Nátomos" é o número de átomos em uma célula unitária, "Vátomo" é o volume do átomo, e "Vunitáriodacélula" é o volume de uma célula unitária.
Step 2
Substitua o número de átomos por célula unitária na equação. O diamante possui oito átomos por célula unitária, assim a fórmula fica:
Fator de empacotamento = 8 x Vátomo / Vunitáriodacélula
Step 3
Substitua o volume do átomo na equação. Assumindo que eles são esféricos, o volume é: V = 4/3 x pi x r³ A equação para o fator de empacotamento agora fica: Fator de empacotamento = 8 x 4/3 x pi x r³ / Vunitáriodacélula
Step 4
Substitua o valor pelo volume da célula unitária. Uma vez que a célula é cúbica, o volume é Vunitáriodacélula = a³
A fórmula para o fator de empacotamento se torna: Fator de empacotamento = 8 x 4/3 x pi x r³ / a³ O raio de um átomo "r" é igual a sqrt (3) x a / 8
Então, a equação é simplificada para: sqrt(3) x pi / 16 = 0.3401
Sobre o Autor
Samuel Markings has been writing for scientific publications for more than 10 years, and has published articles in journals such as "Nature." He is an expert in solid-state physics, and during the day is a researcher at a Russell Group U.K. university.
Créditos Fotográficos
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images