Como calcular o comprimento do arco, ângulo central e circunferência de um círculo

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Calcular o comprimento de um arco, de um ângulo central e de uma circunferência de um círculo não são só tarefas, mas habilidades essenciais para a geometria, trigonometria, e muito mais. O comprimento de arco corresponde ao tamanho de uma seção da circunferência do círculo. Um ângulo central é aquele que possui o vértice no centro do círculo e os lados passam por dois pontos no círculo. Uma circunferência é a distância ao redor de uma curva fechada. Calcular cada uma destas medidas é fácil, se você possuir as ferramentas certas e estiver usando as fórmulas corretas.

Calculando o ângulo central

Passo 1

Coloque a origem do transferidor no vértice do ângulo.

Passo 2

Coloque a linha do transferidor em um dos lados do ângulo.

Passo 3

Grave o número no transferidor onde o segundo lado do ângulo passa pelo instrumento. Se o ângulo for maior do que 90 graus, anote o maior número. Se o ângulo for menor do que 90 graus, anote o menor número. Esta é a medida de seu ângulo central.

Calculando a circunferência

Passo 1

Determine o raio do círculo traçando uma linha de um ponto do círculo até o vértice central, em seguida, medindo o comprimento desta linha. O cálculo para a determinação da circunferência é duas vezes Pi vezes o raio.

Passo 2

Note que Pi, um número irracional, é, aproximadamente, igual a 3,14. Este é o número que você deve usar em sua equação, a não ser que sua calculadora possua um botão Pi.

Passo 3

Multiplique 2 vezes 3,14 vezes o raio para calcular a circunferência.

Calculando comprimento de arco

Passo 1

Calcule o ângulo central de seu círculo e, então, represente este ângulo na forma de uma fração. Já que existem 360 graus em todos os círculos, deixe 360 como denominador. Adicione a medida do ângulo como o numerador.

Passo 2

Represente a fração como um número decimal, dividindo o numerador pelo denominador.

Passo 3

Calcule a circunferência do círculo. Em seguida, multiplique a circunferência pelo decimal calculado no passo 2. Isto dará o comprimento de arco.

Mais recentes

×