Como calcular a tensão de um cabo de aço
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
Se um corpo for deslocado para fora do centro de um cabo cujas extremidades se conectam a uma distância insignificante uma da outra, então a tensão do cabo é a metade do peso do corpo. É como se cada lado do cabo sustentasse metade do peso do corpo -- como se o corpo tivesse sido conectado em dois locais, dividindo o peso. Entretanto, se as extremidades forem separadas, mas mantendo-se o nível, a tensão sobre o cabo aumentaria. Cada lado do cabo não estaria mais suportando apenas a força gravitacional, mas também a força oposta lateral ou horizontal, já que esta última vem do outro lado do cabo. Esse é um resultado direto de dois lados saindo do aspecto vertical para a forma "V", como foi discutido no livro "Fundamentals of Physics" (fundamentos da física), de Halliday e Resnick.
Step 1
Faça um diagrama de um peso posicionado no meio de um cabo. Denote a massa do peso com a letra "m". O ângulo que cada um dos lados possui em relação à vertical deve ser denotado com a letra grega "?".
Step 2
Calcule a força gravitacional por F = mg = mx 9.80m/sec^2, onde o acento circunflexo significa exponenciação. A letra "g" é uma constante de aceleração gravitacional.
Step 3
Iguale o componente vertical da tensão "T" com o que cada lado do cabo empurra para cima e com a metade do peso do objeto. Portanto T x cos ? = mg/2. Suponha, por exemplo, que o ângulo entre cada lado do cabo e seu apoio vertical seja de 30º. Suponha também que o peso tenha massa de 5 kg. Então a equação seria: T x ?3/2 = [ 5 kg x 9.80 m/s^2 ] / 2.
Step 4
Da função de "T" e com a equação que acabou de ser derivada, lembre-se de arredondar para um número correto de algoritmos significativos. Continuando com o exemplo acima, a tensão encontrada será de T = 28.3N.
Mais Artigos
Qual é a relação entre um joule e um elétron-volt?→
Como calcular o fator de empacotamento do diamante cristalino→
Como calcular a força de uma catapulta→
Como calcular o torque de um rolo giratório→
Como dimensionar um capacitor para um motor elétrico?→
Como calcular a potência real (VA) de transformadores→
Referências
- "Fundamentos da Física"; David Halliday and Robert Resnick; 1992 [em inglês]
- Physics Classroom: Forças em duas dimensões [em inglês]
Dica
- Se o peso não estivesse no centro, você precisaria colocar a soma da força vertical igualada à força gravitacional do peso para encontrar a tensão. A fórmula se pareceria com: T x cos ?1 + T x cos ?2 = mg, onde ?1 and ?2 são os ângulos que os lados fazem com a vertical.
Sobre o Autor
Paul Dohrman's academic background is in physics and economics. He has professional experience as an educator, mortgage consultant, and casualty actuary. His interests include development economics, technology-based charities, and angel investing.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images