×
Loading ...

Como calcular a correlação de Pearson no Excel

Você pode calcular a correlação entre duas variáveis ​​por uma medida conhecida como coeficiente de correlação de Pearson ou coeficiente de correlação produto-momento. Você deve saber que pode fazer este cálculo, muitas vezes designado pela letra "r", usando um software estatístico, como SPSS ou R. Mas você sabia que também pode usar o bom e velho Microsoft Excel?

Instruções

Use a correlação de Pearson, para estudar a relação entre duas variáveis (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque os valores das duas variáveis que ​​pretende correlacionar em duas colunas do mesmo comprimento. Por exemplo, digamos que você tenha dados sobre a altura e o peso de 50 pessoas e quer calcular a correlação de Pearson entre os dois. Coloque os dados em duas colunas: a altura nas células de 1 a 50 da coluna A e o peso nas células de 1 a 50 de coluna B.

    Loading...
  2. Selecione uma célula sem uso e escreva "= CORREL (" (sem as aspas). Depois de digitar o parêntese aberto, selecione todas as células da primeira coluna, digite uma vírgula, selecione todas as células da segunda coluna e feche parêntese ")". Ou, sabendo que os dados estão nas células de 1 a 50 da coluna A e nas células de 1 a 50 da coluna B, você também pode simplesmente digitar:

    =CORREL(A1:A50,B1:B50)

    Ambos os métodos produzirão o mesmo resultado.

  3. Pressione "Enter". A célula mostrará o valor da correlação entre as duas colunas.

Loading...

O que você precisa

  • Programa Microsoft Excel

Referências

Loading ...
Loading ...