×
Loading ...

Como calcular o custo por watt

Calcular o custo por watt pode fazer você economizar dinheiro. Quando você sabe o custo por watt de cada um dos seus eletrodomésticos, pode determinar quais são os que custam mais e quais você utiliza mais. Com essa informação, você pode diminuir sua conta de luz rapidamente.

Se você estiver construindo um sistema de energia alternativa para sua casa ou negócio, essa informação também o ajudará a diminuir custos. Saber o custo por watt vai permitir que você projete, construa e opere um sistema que não precisa de tanto fornecimento de energia e que custa menos como um todo.

Instruções

Quando custam 400 watts? (Watt image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)
  1. Procure o custo do kWh no gráfico informativo do eletrodoméstico ou dispositivo eletrônico. Fornecedores de eletroeletrônicos, empresas de eletrodomésticos e agências do governo têm esses dados. Esses gráficos listam o nome do aparelho elétrico em uma coluna e o custo do kWh da operação do aparelho em outra. No entanto, você deve conferir se o custo por kWh dado é o mesmo que a sua fornecedora de luz cobra.

    Loading...
  2. Procure o custo do kWh cobrado pela sua companhia de luz. Em geral, essas tabelas listam o custo por kWh baseado em uma taxa elétrica fixa. Algumas companhias se baseiam em uma média nacional, e outras utilizam outros critérios. Muitas empresas fornecedoras de energia elétrica cobram uma taxa básica para um quantidade pré-determinada de kWh por mês. Quando você excede a taxa, uma taxa de kWh com preço mais caro é cobrada para o consumo excedente.

  3. Ajuste seu custo de acordo com o preço do kWh, dependendo da política de cobrança da empresa fornecedora. Isso pode depender da hora do dia ou do mês que você usa seu aparelho. Taxas de energia elétrica podem variar de acordo com o horário ou com a época do ano.

  4. Converta o custo por kWh para watt-hora. Divida o custo por kWh da sua fornecedora de energia elétrica por 1000. Isso resultará no custo do watt-hora. Se o custo do kWh é 10 centavos, o custo do watt-hora será 0.0001 reais, o que vale 1/100 de centavo. Se seu dispositivo elétrico está dimensionado para 1000 watts e ficar ligado por uma hora, o custo para utilizá-lo seria 10 centavos, já que 1000 x 0.0001 é 0.1 reais, ou 10 centavos.

  1. -

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora
  • Gráficos de cobrança elétrica
  • Gráficos de consumo de kilowatt-hora (kWh) dos eletrodomésticos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...