Como calcular desaceleração

calcolatrice image by Gionata_d from Fotolia.com
Desaceleração é simplesmente a aceleração agindo no sentido contrário da velocidade de um objeto, fazendo com que ele fique mais devagar. Existem diversas equações na mecânica que relacionam a aceleração à distância, tempo e variações na velocidade. Duas em particular podem ser usadas para calcular a aceleração negativa necessária para diminuir a velocidade ou parar um determinado objeto em movimento. Uma envolve o tempo que leva para desacelerar o objeto e a outra usa a distância. As taxas de desaceleração calculadas podem ser expressas em unidades padrões de gravidade da Terra (G).
Usando a diferença de velocidade e o tempo
Step 1
Subtraia a velocidade final da inicial.
Step 2
Converta a diferença de velocidade em uma unidade compatível com a unidade de aceleração que deseja calcular.
A aceleração é comumente expressa em metros por segundo ao quadrado, ou pés por segundo ao quadrado. Se a velocidade está em milhas por hora, converta para pés por segundo multiplicando o resultado por 1,47 (5280 pés por milha/3600 segundos por hora). De forma similar, multiplique quilômetros por hora por 0,278 para converter o valor para metros por segundo.
Step 3
Divida a variação de velocidade pelo tempo durante o qual ela aconteceu. Essa é a taxa de desaceleração média.
Step 4
Calcule, como um exemplo, a desaceleração necessária para diminuir a velocidade de um avião em aterrissagem de 300 mph para 60 mph em 30 segundos.
As velocidade são 300 x 1,47 = 440 pés por segundo, e 60 x 1,47 = 88 pés por segundo. A redução de velocidade é 300 – 88 = 212 pés por segundo. A taxa de desaceleração é 212/30 = 7,07 pés por segundo ao quadrado.
Usando diferença de velocidade e distância
Step 1
Converta a unidade das velocidades inicial e final em uma unidade útil no cálculo da desaceleração (metros por segundo ou pés por segundo). Também garanta que a unidade da distância na qual a diferença de velocidade ocorre é compatível (metros ou pés).
Step 2
Eleve as velocidades inicial e final ao quadrado.
Step 3
Subtraia o quadrado da velocidade final do quadrado da velocidade inicial.
Step 4
Divida o o resultado por duas vezes a distância. Isso é a desaceleração média.
Step 5
Como exemplo, calcule a desaceleração necessária para parar em 140 pés um carro viajando a 60 mph.
60 mph é igual a 88 pés por segundo. Como a velocidade final é zero, a diferença é esse mesmo valor ao quadrado: 7744 pés quadrados por segundos quadrados. A desaceleração é 7744/(2 x 140) = 27,66 pés por segundo quadrado.
Desaceleração em unidades de gravidade (G)
Step 1
Calcule a desaceleração por um dos dois métodos descritos acima.
Step 2
Divida a desaceleração pela aceleração da gravidade padrão. No sistema métrico é 9,8 metros pro segundo ao quadrado. Em unidades norte-americanas, é aproximadamente 32 pés por segundo ao quadrado. O resultado é o número médio de Gs aplicados para atingir a desaceleração.
Step 3
Garanta que você entendeu o processo resolvendo um exemplo: Encontre a força G necessária para parar o carro do exemplo anterior.
A desaceleração foi calculada como sendo 27,66 pés por segundo quadrado. Isso é equivalente a 27,66 / 32 = 0,86 G.
Mais Artigos
Como transformar uma medida em uma fração→

Como calcular a força do vento em uma superfície plana grande→

Como converter Lux para Candela→

Como calcular a concentração de íons hidrogênio e hidróxido em uma solução→

Como calcular a distância entre dois pontos de latitude e longitude→

Como calcular catenárias→

Referências
Dica
- Cálculos de desaceleração, como os dos exemplos, frequentemente envolvem apenas movimentos lineares. Para acelerações envolvendo duas ou três dimensões os cálculos são muito mais complexos.
Sobre o Autor
Don Patton began writing after retiring from an engineering career in 2006. He holds a Bachelor of Science in electrical engineering from the University of California at Berkeley and continued with graduate study in software engineering.
Créditos Fotográficos
calcolatrice image by Gionata_d from Fotolia.com