Como calcular o determinante de uma matriz 5x5

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

As matrizes são grades retangulares nas quais a cada célula da grade é atribuído um valor numérico. As matrizes podem ser utilizadas para realizar várias operações numéricas, com apenas uma única operação de matriz. O determinante é uma operação essencial da matriz.

Passo 1

Escreva uma cópia da matriz diretamente à direita. Você obterá uma matriz com o dobro da largura da original, na qual a metade da esquerda é idêntica à sua metade da direita.

Passo 2

Desenhe uma diagonal direcionada para baixo e para direita a partir de cada um dos cinco primeiros números da primeira linha. A linha passa pelo valor imediatamente à direita e abaixo da linha inferior. Por exemplo, a diagonal originária dos valores provenientes de (1,2) seguirá por (2,3), (3,4), (4,5) e (5,6).

Passo 3

Desenhe uma diagonal, direcionada para baixo e com sentido para esquerda através dos cinco primeiros valores da linha. A linha passará pelo valor imediatamente abaixo e à esquerda da linha inferior.

Passo 4

Multiplique todos os valores de cada uma das 10 linhas juntamente. Multiplique por (-1) se a linha for para esquerda, e some todos os números obtidos. Este é o determinante.

Mais recentes

×