Como calcular o fator de frequência na cinética química

experiment image by martin schmid from Fotolia.com

A constante de velocidade ou taxa na qual uma reação química ocorre depende de uma série de variáveis, incluindo a temperatura durante a reação e propriedades internas da substância. Uma dessas propriedades é o fator de frequência, que é o valor da constante de velocidade quando a temperatura chega no infinito. O fator de frequência é importante para caracterizar as substâncias com base na dependência delas entre taxas de reações e a temperatura, que pode oferecer um entendimento sobre as reações químicas a nível molecular. Encontrar esse fator de frequência a uma dada temperatura pode ser feito através de uma simples análise do que é conhecido como a equação de Arrhenius.

Step 1

Pegue o logaritmo natural da constante de velocidade. Por exemplo, se a constante de velocidade é de 20 por segundo, pegar o logaritmo natural desse número resultará em 3 por segundo.

Step 2

Multiplique a temperatura dada pela constante dos gases, que tem um valor de 8,31 joules por mol por Kelvin. Por exemplo, se a temperatura dada for 293 Kelvin, o número resultante será 2434,8 joules por mol.

Step 3

Divida a energia de ativação da substância pelo número resultante da etapa anterior. Se a energia de ativação for 40.000 joules por mol, você dividiria 40.000 joules por mol por 2434,8 joules por mol, que dá o número sem unidade de 16,43.

Step 4

Divida o número resultante da primeira etapa pelo número resultante do passo anterior. No exemplo dado, você dividiria 3 por segundo por 16,43, dando 0,18 por segundo; esse é o fator de frequência.

×