×
Loading ...

Como calcular a impedância equivalente em um circuito de corrente alternada

Conforme os elétrons fluem através de um fio metálico, ele dispersam uns dos outros e dos limites do fio. Para corrente contínua, ou CC, esse fenômeno é conhecido como resistência e é uma quantidade macroscópica chave. Em corrente alternada, ou CA, a eletricidade possui uma tensão que oscila para cima e para baixo com o tempo. A impedância elétrica de um componente é uma medida da oposição ao fluxo CA, consistindo de um número de elementos. É possível calcular esse valor utilizando um conjunto de regras simples.

Instruções

É possível calcular a impedância equivalente em um circuito elétrico utilizando alguns regras simples (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desenhe um diagrama do circuito elétrico. Nomeie cada um dos valores de impedância para cada resistência no circuito.

    Loading...
  2. Encontre todos os conjuntos que estão em série. Resistências estão em séries quando a corrente precisa fluir através de uma para chegar até a próxima. É possível calcular a impedância equivalente de um conjunto de resistências em série a partir da seguinte equaçao:

    Zc = Z1 + Z2 + Z3, etc.

    Onde Zc é a impedância equivalente e Z1, Z2 e Z3 são os valores de impendânca das resistências individuais.

  3. Encontre todos os conjuntos de resistências em paralelo. Resistências estão em paralelo quando compartilham dois terminais. É possível calcular a impedância equivalente de um conjunto de resistências em paralelo a partir da seguinte equação:

    1/ Zc = 1/Z1 + 1/Z2 + 1/Z3, etc.

    Onde Zc é a impedância equivalente e Z1, Z2 e Z3 são os valores de impendânca das resistências individuais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...