Como calcular a amperagem de um fusível
Fuse panel image by Charlie Rosenberg from Fotolia.com
Um fusível é colocado em um circuito eléctrico para protegê-lo contra sobrecargas. Em uma peça de equipamento eletrônico, ele pode evitar danos a componentes críticos, impedindo uma sobrecarga. Em residências, ele é projetado para evitar incêndios, fechando a corrente em caso de curto-circuito ou de alta tensão. Usar um fusível de amperagem adequada é importante em ambos os casos. Um fusível subdimensionado irá impedir que a corrente adequada chegue ao seu destino. Um fusível de grande amperagem vai contra o seu propósito original, permitindo que muita corrente flua através de um circuito.
Step 1
Determine a voltagem operante da fonte de energia.
Step 2
Determine a quantidade de watts requerida pelo circuito.
Step 3
Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito. Um de 10 amperes iria "estourar" constantemente até a energia necessária ser entregue e um de 20 amperes iria permitir o sobrecarregamento da fiação criada para uma carga de 1200 watts em um circuito de 110 volts.
- A tensão nominal em casas norte-americanas é de 110 volts. Outras fontes de energia, como baterias, terão sua tensão nominal impressa ou carimbadas na embalagem.
- Para componentes eletrônicos, a dimensão do fusível deve ser compatível com a amperagem usada o tanto quanto possível sem deixar de fornecer energia ao circuito.
- O "/" na equação acima, representa o símbolo de divisão.
- Leve a dimensão dos fios em consideração e compare-os com os fusíveis ao criar os circuitos. Passar muita corrente em um fio de dimensões pequenas é perigoso. Veja o link nos Recursos abaixo para guias de ajuda.
- Fuse panel image by Charlie Rosenberg from Fotolia.com