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Como calcular o valor da marca

Uma marca é uma ferramenta de marketing, um nome ou imagem que incentiva as pessoas a comprar um produto ou serviço. A marca bem-sucedida pode convencer as pessoas a comprar carros ou refrigerantes não por causa de seus méritos, mas devido à imagem que o produto projeta. Caso uma empresa deseja licenciar sua marca para outros ou processar por danos, você precisa calcular o valor da marca que contribui para a empresa. Existem várias maneiras de abordar isso.

Instruções

Uma marca bem-sucedida pode convencer as pessoas a consumirem produtos ou serviços devido à sua imagem (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

    Calculando o valor da marca

  1. Calcule o preço de escolha da marca. Segundo o site da empresa de pesquisa de mercado Dobney, nessa abordagem, você oferece aos consumidores uma escolha de itens idênticos a preços idênticos, sendo o nome da marca a única diferença entre eles. Depois de gravar a resposta do consumidor, repita o processo a um preço mais elevado. Enquanto o valor continua a subir, a marca mais forte vai vencer, o que dá uma ideia do quanto mais os compradores estão dispostos a pagar por ela.

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  2. Dobney sugere usar a análise conjunta para separar as compras baseado nos nomes das marcas consumidas e na qualidade ou função delas. Caso você esteja fazendo uma análise conjunta de laptops, por exemplo, você viria com perfis de produto combinando diferentes atributos — de memória, programas, velocidade de processamento, peso — para ver os atributos funcionais que os consumidores mais valorizam. Então, adicione a marca e veja que os computadores serem identificados, como Macs, HP, Dell ou Toshiba muda as opções de compra.

  3. Calcule o quanto de renda a marca vai trazer para sua empresa no futuro. As análises conjunta e de preço de escolha da marca mostram o quanto a marca aumenta as vendas. O site Intangible Business diz que fatorar como valores intangíveis, como a satisfação do cliente baseado na posse da marca, vai lhe dar uma compreensão geral do seu valor futuro. Uma forma alternativa de descobrir o valor da marca é perguntar, com base no impacto da marca sobre as vendas, o quanto sua empresa iria pagar para licenciá-la caso já não a possua.

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Dicas

  • Em alguns casos, não é possível medir o valor da marca. Medicamentos farmacêuticos, por exemplo, são comprados inteiramente baseado no que eles fazem, e não na marca empresa. E o valor das marcas de linhas aéreas não pode ser separado do valor das rotas e horários.

Referências

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