Como calcular uma margem de erro (três métodos simples)
calculator image by L. Shat from Fotolia.com
A margem de erro é um cálculo estatístico que os pesquisadores apresentam junto aos resultados de suas pesquisas. Esse cálculo representa o valor aproximado da variância esperada, em uma pesquisa com diferentes amostragens.
Por exemplo, vamos supor que a pesquisa mostre que 40% da população vota "não" sobre um tema, e que a margem de erro seja de 4%. Se você elaborar a mesma pesquisa com outra amostragem aleatória de mesmo tamanho, será esperado que entre 36% a 44% dos pesquisados também votam "não".
A margem de erro indica basicamente a exatidão dos resultados, pois, quanto menor a margem de erro, maior a exatidão. Existem muitas fórmulas para calcular a margem de erro, e este artigo lhe mostrará as três equações mais comuns e simples.
Step 1
Primeiramente, para calcular a margem de erro com as fórmulas seguintes, você precisará reunir alguns dados da pesquisa. O mais importante é o valor da variável "n", que corresponde ao número de pessoas que responderam a sua pesquisa. Será preciso também a proporção "p" de pessoas que deram uma resposta específica, expressada em decimal.
Se você sabe o tamanho total da população representada na sua pesquisa, atribua "N" a este total, representando o número total de pessoas.
Step 2
Para uma amostra de uma população muito grande (N maior que 1,000,000), calcule o "Intervalo de confiança de 95%" com a fórmula:
Margem de Erro = 1.96 vezes a raiz quadrada de (1-p)/n
Como se pode ver, se o total da população for grande o suficiente, apenas o tamanho da amostra aleatória importa. Se a pesquisa tiver várias questões e houver vários valores possíveis para p, adote o valor mais próximo de 0,5.
Step 3
Por exemplo, supondo que uma pesquisa envolvendo 800 paulistas mostre que 35% deles são a favor de uma proposta, 45% contra, e 20% estão indecisos. Então utilizamos p=45 e n=800. Assim, a margem de erro para 95% de confiança é:
1.96 vezes a raiz quadrada de [(0,45)(0,55)/(800)] = 0,0345.
ou seja, cerca de 3,5%. Isto significa que podemos ter 95% de certeza que uma pesquisa novamente realizada resultará em 3,5% de margem para mais ou para menos.
Step 4
Em pesquisas práticas, as pessoas frequentemente utilizam a fórmula de margem de erro simplificada, que é dada pela equação:
ME= 0,98 vezes a raiz quadrada de (1/n)
A formula simplificada é obtida ao substituir "p" por 0,5. Se estiver disposto, você poderá verificar que esta substituição resultará na fórmula acima.
Devido ao fato desta fórmula gerar um valor maior do que a fórmula anterior, ela é frequentemente chamada de "margem de erro máxima". Se a utilizarmos para os exemplos anteriores, conseguiremos uma margem de erro de 0,0346, que equivale, novamente, a cerca de 3,5%.
Step 5
As duas fórmulas acima servem para amostras aleatórias extraídas de uma população extremamente grande. No entanto, quando o total da população de uma pesquisa é bem menor, utiliza-se uma fórmula diferente para margem de erro. A formula para margem de erro com "correção de população finita" é:
ME = 0,98 vezes raiz quadrada de [(N-n)/(Nn-n)]
Step 6
Por exemplo, supondo que uma faculdade pequena tenha 2.500 estudantes e 800 deles respondam a uma pesquisa. Com a fórmula acima, calculamos a margem de erro:
0,98 vezes raiz quadrada de [1700/2000000-800] = 0,0296
Então, os resultados dessa pesquisa possuem uma margem de erro de cerca de 3%.
Recursos
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
calculator image by L. Shat from Fotolia.com