Como converter porcentagem em molaridade
Creatas/Creatas/Getty Images
Um laboratório pode utilizar tanto a porcentagem em massa por volume quanto a molaridade para representar a concentração de uma solução química. Ambas descrevem a força de uma solução, embora de maneiras diferentes. A porcentagem em massa por volume representa os gramas da substância química por 100 mL de solução, enquanto que a molaridade fornece o número de mols do composto químico por litro de solução. O mol é uma unidade que representa um número específico de átomos ou moléculas: 6,02 x 10^23. É possível converter a porcentagem em molaridade se a massa molecular em gramas da substância química for conhecida.
Step 1
Escreva a fórmula química da substância presente na solução. Essa fórmula especificará os elementos do composto e a quantidade de átomos de cada elemento presentes em uma molécula dessa substância. Se for uma solução salina, por exemplo, poderá ser escrito a fórmula química do cloreto de sódio, NaCl.
Step 2
Procure a massa atômica de cada elemento da fórmula química. É possível encontrar essas massas em uma tabela periódica dos elementos. No exemplo, a massa atômica do sódio (Na) é 22,99 e a do cloro (Cl) é 35,45.
Step 3
Multiplique a massa atômica de cada elemento pelo número de átomos desse elemento por molécula de composto. Some todos os produtos dessas multiplicações. O valor obtido será a massa molecular em gramas da substância química, em unidades de gramas por mol. Para o NaCl, há apenas um átomo de sódio e um átomo de cloro por molécula. Assim, o cálculo será:
(1) * (22,99) + (1) * (35,45) = 58,44 gramas por mol.
Step 4
Multiplique o valor da concentração percentual por dez. Uma vez que a porcentagem em massa por volume é gramas da substância química por 100 mL de solução, este cálculo fornecerá os gramas do composto químico em cada litro de solução, pois há 1.000 mL em um litro. Se uma solução de NaCl for 12%, será necessário multiplicar esse valor por dez para determinar que há 120 g/L de NaCl.
Step 5
Divida o valor de gramas calculado pela massa molecular em gramas da substância química. Esse cálculo fornecerá o número de mols do composto químico por litro de solução, que é a definição de molaridade; neste ponto, houve a conversão da concentração percentual original em molaridade. Para a solução de NaCl do exemplo, 120 g dividido por 58,44 g/mol resulta em uma molaridade de 2,05.
Referências
Recursos
Dica
- Certifique-se de que a concentração percentual esteja em porcentagem em massa por volume, pois há outros tipos de concentrações percentuais.
Sobre o Autor
Michael Judge has been writing for over a decade and has been published in "The Globe and Mail" (Canada's national newspaper) and the U.K. magazine "New Scientist." He holds a Master of Science from the University of Waterloo. Michael has worked for an aerospace firm where he was in charge of rocket propellant formulation and is now a college instructor.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images