Como calcular o desvio padrão de porcentagens

O desvio padrão de diferenças percentuais mostra quão diferente essas diferenças são

Comstock/Comstock/Getty Images

As diferenças de porcentagens dão uma representação concreta da diferença entre os números de um grupo. Saber o quanto essas porcentagens diferem umas das outras fornece um ótimo senso de quão grande a diferença entre os dados realmente é, sendo uma forma eficaz de comparação. Achar esse número é bastante simples uma vez que o cálculo do desvio padrão de porcentagens é feito da mesma forma que um cálculo de desvio padrão comum.

Step 1

Junte todos os números da sua lista. Anote a soma total.

Step 2

Divida a soma total do número de percentagens pelo número de itens da lista. Por exemplo, se o total de porcentagens for 55 e você tiver 5 itens na lista, divida 55/5. Anote o resultado do cálculo. Esse número representa a média das diferenças percentuais.

Step 3

Subtraia a média das percentagens por cada percentagem. Por exemplo, se a média das diferenças percentuais for 11, e suas porcentagens forem: 9%, 12%, 11%, 13% e 10%, então subtraia 11 de 9, 12, 11, 13 e 10. Anote cada um dos resultados.

Step 4

Eleve ao quadrado cada um dos resultados anteriores. Por exemplo, no caso do 13, você encontrou (13-11 = 2) e então elevando ao quadrado (multiplicando por ele mesmo) (2x2) você irá encontrar 4. Anote o quadrado de cada um dos números.

Step 5

Some todos os números "quadrados" calculados e anote o resultado.

Step 6

Divida a soma que você obteve no passo anterior pelo número de diferenças percentuais da lista menos 1. Por exemplo, se o número de itens na sua lista é 5 e a soma dos quadrados resultou em 7, então divida 7 / 4 (uma vez que 5 - 1 = 4). Anote esse número.

Step 7

Use a calculadora para achar a raiz quadrada do resultado (também chamado de variância). O resultado consequente é o desvio padrão de suas diferenças percentuais.

eHow Brasil
×