Como determinar o espaço entre balaústres

••• whatcha up to? image by Tracy Horning from Fotolia.com

Os corrimões servem para proteger as pessoas de quedas em escadas e parapeitos. Normas de construção exigem proteções laterais em escadas e parapeitos que estiverem cerca de 60 a 90 cm do chão, dependendo do que disciplina as leis municipais. O corrimão consiste de um apoio superior e um trilho inferior que são mantidos afastados por balaústres. A norma especifica que o espaço máximo entre cada balaústre é de geralmente dez centímetros. Tal espaço impede que uma esfera de 10 cm de diâmetro consiga passar entre eles. Manter um espaço uniforme entre os balaústres ao longo do comprimento do corrimão requer simples cálculos matemáticos e uma boa fita métrica. Cheque com o escritório de consultoria de construção local para verificar as normas específicas da região.

Passo 1

Meça a distância entre as duas colunas que irão sustentar o corrimão superior.

Passo 2

Adicione a largura de um balaústre ao espaçamento máximo permitido pelas normas de construção locais. Por exemplo, para um balaústre de 3 por 3 cm com um espaço máximo de 6 cm, adicione 2,3 cm aos 6 cm, o que dá 8,3 centímetros. Lembre-se que uma estaca de 3 por 3 cm tem, na verdade, 2,3 cm de largura, pois as medidas iniciais foram feitas antes da madeira ser aplainada para conseguir uma superfície ideal.

Passo 3

Divida o resultado encontrado pela distância entre as duas colunas. Por exemplo, se a distância entre elas for de 108 cm, divida 108 por 8,3, o que resultará em 13 centímetros.

Passo 4

Arredonde para obter o número de balaústres necessários. Nesse exemplo, o resultado deu 13, então não será preciso arredondar, mas se encontrar algo como 14,67, arredonde para obter o número inteiro mais próximo, que neste caso é 15.

Passo 5

Multiplique o número de balaústres pela largura de um deles. Nesse caso, 13 multiplicado por 2,3 dará 29,9 centímetros.

Passo 6

Subtraia o resultado da distância total entre as duas colunas. Por exemplo, 108 menos 29,9 dará 78,1 centímetros.

Passo 7

Divida esse resultado pelo número de espaços entre os balaústres (um a mais que a quantidade deles, já que existirá espaço antes e depois do último). Nesse caso, divida 78,1 por 14 (13 mais 1) para obter 5,5 centímetros. Esta é a medida de espaço entre cada balaústre.

Mais recentes

×