Como calcular módulos plásticos
collapsing farmhouse image by Adrian Hillman from Fotolia.com
O módulo plástico (também conhecido como módulo da sessão plástica) é uma ferramenta teórica utilizada em engenharia estrutural para quantificar a força de vigas e como essas deformam-se sob estresse. Ele é baseado estritamente em sessões transversais de vigas bidimensionais. O "plástico" no nome refere-se ao tipo de deformação à qual as vigas em questão estão propensas -- nesse caso, deformação através de processos irreversíveis (plásticos). Diferentes geometrias de vigas exibem diferentes fórmulas características de módulo plástico. Quanto maior o módulo plástico, mais força reserva a viga possuirá após uma deformação induzida por estresse ter começado.
Step 1
Determine a geometria da viga cujo módulo plástico deseja calcular. As geometrias comuns que são encontradas normalmente incluem retangular (incluindo quadrada), circular sólida, circular oca e viga I.
Step 2
Meça as dimensões da viga utilizando uma fita métrica. Alternativamente, é possível procurar esses valores na documentação da viga, caso a possua. Os valores mais importantes para calcular o módulo plástico de uma viga são, geralmente, a largura e a altura de sua sessão transversal. Entretanto, caso a viga possua uma geometria incomum (como flangles ou uma viga I), meça também essas dimensões.
Step 3
Aplique uma das seguintes fórmulas para o módulo plástico Z, baseando-se na geometria da viga:
Retangular: Z = (b x h^2)/4 onde "b" é a largura (ou base) da sessão transversal da viga e "h" é sua altura
Circular sólida: Z = (d^3)/6 onde "d" é o diâmetro da sessão transversal da viga
Circular oca: Z = (d_2^3 - d_1^3)/6 onde "d_2" é o diâmetro externo da sessão transversal da viga e "d_1" é o diâmetro interno
Viga I: Z = (b_1 x t_1 x y_1) + (b_2 x t_2 x y_2) onde "b" é a largura (ou base) de cada respectiva flange na sessão transversal da viga, "t" é a espessura de cada respectiva flange, e "y" é a distância entre o centro de massa de cada respectiva flange e o centro de massa da viga como um todo
Entre com os valores indicados nas fórmulas apropriadas e seu modo plástico será dado como Z.
Mais Artigos
Como encontrar os interceptos x e y de uma reta→
Como descobrir a porcentagem iônica depois de obter a diferença→
Como colocar balaústres de madeira em uma escada→
Como calcular o peso de uma viga I→
Quais devem ser as dimensões para um mourão de cerca de madeira?→
Diferença entre dados contínuos e discretos→
Referências
Dica
- Nesse estudo, interessa apenas a sessão transversal bidimensional da viga (como se você estivesse olhando-a de cima). O comprimento não é uma variável útil no cálculo do módulo plástico.
Sobre o Autor
Brendan Conuel has been writing professionally since 2009. His first paper, “The CHilean Automatic Supernova sEarch (CHASE),” appeared in the physics research journal "AIP Conference Proceedings." Conuel holds a Bachelor of Arts in physics, astronomy, and religion from Wesleyan University.
Créditos Fotográficos
collapsing farmhouse image by Adrian Hillman from Fotolia.com