Como calcular o peso da areia

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Considere calcular o peso total de um monte de areia, já que pode ser muito difícil colocá-lo em uma balança. O peso de um monte de areia depende do seu volume e densidade (ver Referência 1). O volume mede o tamanho do espaço que a areia ocupa enquanto a densidade determina sua compacidade. A areia é composta por finas partículas granuladas que absorvem água facilmente, então sua densidade, quando molhada, é diferente de quando está seca. Especificamente, a densidade da areia seca é de 1600 quilos por metro cúbico, enquanto a areia molhada possui uma densidade de 1920-2080 quilos por metro cúbico (ver Referência 2)

Passo 1

Encha o balde de 3 litros de areia. Despeje-a em uma nova pilha. Continue esse processo até toda a areia ter sido usada. Grave o número de baldes cheios de areia. Esse é o volume dela em litros. Por exemplo, se dez baldes e meio cheios de areia foram requeridos, o volume da areia é de 31,5 litros.

Passo 2

Converta o volume para metro cúbico dividindo por 1000, porque 1000 litros equivalem a um quilo por metro cúbico (ver Referência 3). Seguindo este exemplo, temos 31,5 litros divididos por 1000 litros por metro cúbico ou um volume de 0,3 metros cúbicos.

Passo 3

Multiplique o volume pela densidade para obter o peso da areia em kg (ver Referência 1). Assuma que a areia está seca, por exemplo. Completando o exercício, temos 0,3m³ vezes 1600kg/m³, ou um peso de 480kg.

Mais recentes

×