×
Loading ...

Como calcular o peso da graxa através da densidade relativa

Densidade relativa é a relação entre a densidade de uma substância em questão e a densidade de uma substância de referência (utiliza-se geralmente a água como padrão). Elementos com densidade relativa maior que 1,00 afundam na água, enquanto os que a possuem menor que 1,00 flutuam. A densidade relativa de uma graxa específica depende do óleo base e dos aditivos que a compõem. Para a maior parte das graxas derivadas do petróleo, esse valor varia entre 0,85 a 0,95, enquanto que para as graxas que contêm óleo sintético, esse valor geralmente é maior que 1,5.

Instruções

A água é usada como substância padrão no cálculo da densidade relativa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Pesquise a densidade relativa da graxa em questão. No nosso exemplo, usaremos um típico óleo para motor 10w40 com densidade de 0,88. Isso indica uma densidade absoluta de 0,88 gramas por centímetro cúbico (g/cm³).

    Loading...
  2. Determine o volume da graxa cujo peso se pretende encontrar. No nosso exemplo, consideramos um litro de óleo.

  3. Multiplique a densidade relativa em gramas por centímetro cúbico pelo volume em mililitros. Não há necessidade de converter as unidades, pois um mililitro é igual a um centímetro cúbico. Como um litro contém 1.000 mililitros, multiplicamos 0,88 por 1.000 e encontramos um peso de 880 gramas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...