Como dividir um número por uma raiz quadrada

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ao fazer alguma aula de álgebra ou cálculo no ensino médio ou na faculdade, você terá que executar cálculos que envolvam raízes quadradas. Uma raiz quadrada é um número que você multiplica por ele mesmo para obter um determinado valor. Por exemplo, a raiz quadrada de 4 é 2, porque 2 vezes 2 é igual a 4. O símbolo para a raiz quadrada é chamado radical e o número abaixo dele é chamado de radicando. Ao dividir um número por uma raiz quadrada, há um processo simples que precisa ser seguido.

Passo 1

Escreva o problema. Você pode ter o seguinte exemplo: 5/√25.

Passo 2

Remova a raiz do denominador (parte inferior da fração) se o número for um quadrado perfeito. Isso significa que um número inteiro multiplicado por ele mesmo é igual ao radicando. Nesse exemplo, o resultado seria 5, pois 5 vezes 5 é igual a 25.

Passo 3

Divida o numerador (parte de cima da fração) pelo denominador. Nesse exemplo, você dividiria 5 por 5 para obter 1 como resposta.

Passo 4

Multiplique o numerador e o denominador pela raiz quadrada se o denominador não for um quadrado perfeito ou se o radicando for uma variável (uma letra que representa um número). Por exemplo, se você tem 2/√x, multiplique as duas partes da fração por √x. Isso resultaria em 2√x/x. Um exemplo numérico é o seguinte: 6/√5. Multiplique a parte superior e a inferior por √5 para obter 6√5/5. Você pode simplificar essa resposta calculando a raiz de 5 (2.236). Multiplique, então, esse valor por 6 para obter 14.416 e divida por 5 para chegar na resposta, que é 2.6832.

Mais recentes

×