Como calcular a quantidade de lúmens por metro quadrado

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Lúmens por metro quadrado, ou lux, é a medida utilizada para determinar a quantidade de luz que uma superfície está recebendo. Para calculá-la, é necessário saber a área do cômodo e a quantidade total de luz existente dentro dele. Esse valor é comumente utilizado em residências para determinar o quanto de luz é necessário para diferentes ambientes; por exemplo, enquanto 50 lux podem ser suficientes para um corredor, você deverá ter preferencialmente 500 lux ou mais para uma cozinha.

Passo 1

Determine a metragem do cômodo que você estiver iluminando. Para áreas retangulares, multiplique a largura pelo comprimento. Para áreas circulares, divida o diâmetro por dois para encontrar o raio. Após isso, eleve o raio à segunda potência e multiplique-o por pi, que é aproximadamente 3,14.

Passo 2

Determine o fluxo luminoso total do cômodo somando a quantidade de lúmens de cada lâmpada. Essa informação deverá estar presente no guia de informações do fabricante da lâmpada.

Passo 3

Divida a quantidade de lúmens total, encontrada na etapa dois, pela metragem da área iluminada, encontrada na etapa um, para calcular a quantidade média de lúmens por metro quadrado. Por exemplo, em um quarto de 12 m² iluminado por um total de 2025 lúmens, você terá um total de aproximadamente 169 lúmens por metro quadrado, ou lux.

Mais recentes

×