Como calcular o RMSE ou raiz quadrada do erro quadrático médio

Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Quando se colocam vários pontos provenientes de dados científicos em um gráfico, pode-se inserir uma curva de melhor ajuste a estes utilizando um software. Como essa curva não coincide com os pontos exatamente, pode-se calcular a raiz quadrada do erro quadrático médio (RMSE) para avaliar a extensão de quanto os dados variam da mesma. Para cada ponto de dados, a fórmula do RMSE calcula a diferença entre o valor real do ponto e o valor do mesmo na curva de melhor ajuste.
Step 1
Encontre na curva de melhor ajuste o valor correspondente no eixo y para cada valor de x, conforme seus dados originais.
Step 2
Subtraia o valor real de y do valor de y da curva de melhor ajuste para cada ponto que houver. A diferença entre esses valores é chamada de residual. Eleve cada residual ao quadrado e depois some todos.
Step 3
Divida a soma dos residuais pelo número total de pontos de dados que você tem e tire a raiz quadrada do quociente. Isso lhe fornecerá a raiz quadrada dos erros quadráticos médios.
Sobre o Autor
Tricia Lobo has been writing since 2006. Her biomedical engineering research, "Biocompatible and pH sensitive PLGA encapsulated MnO nanocrystals for molecular and cellular MRI," was accepted in 2010 for publication in the journal "Nanoletters." Lobo earned her Bachelor of Science in biomedical engineering, with distinction, from Yale in 2010.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images