Como calcular o teor alcoólico do vinho

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Use um densímetro para calcular o teor alcoólico por volume do vinho. Essa unidade é padrão para medir a quantidade de álcool do vinho, expressa em percentagem.

Um densímetro mede a gravidade específica de um líquido. Se conhecer o peso específico dele, tanto antes como após a fermentação, é possível calcular o teor alcoólico.

Passo 1

Despeje o líquido não fermentado em um frasco claro que permita a livre flutuação do densímetro. Meça a gravidade específica através da leitura do número contra a escala do densímetro ao nível do topo do líquido. Esta é a gravidade original (OG). Meça a temperatura do líquido e anote ambas medidas.

Passo 2

Fermente o vinho pelo período de tempo indicado na receita que você está seguindo.

Passo 3

Repita o primeiro passo para medir a gravidade específica mais uma vez quando a fermentação já estiver terminado. Esta é a gravidade final (GF). Meça a temperatura do líquido de novo e observe ambas medidas.

Passo 4

Padronize os seus números da gravidade original (GO) e gravidade final (GF). Leve em conta as diferenças de temperatura, todos os densímetros são calibrados para uma temperatura específica, geralmente 15º Celsius. Use a "Tabela de Correção de Temperatura para Densímetro", encontrada no link na seção de recursos abaixo, para compensar as diferenças de temperatura. Há também calculadoras on-line para ajudar a corrigir os seus números.

Passo 5

Calcule a porcentagem de teor alcoólico subtraindo a gravidade final pela gravidade original, multiplicando por 1000, e dividindo por 7,36.

Por exemplo, se a gravidade original, é 1,095 e a gravidade final é 1,008, multiplique a diferença (0,087) por 1000 (870), em seguida, divida por 7,36 para obter o teor alcoólico, nesse caso 11,8%.

Mais recentes

×