Como calcular uma TIR anual com base numa TIR mensal
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
A Taxa Interna de Retorno (TIR) é um cálculo usado frequentemente para comparar investimentos, como imóveis e apólices de seguro. Em termos simples, a TIR define o crescimento do seu investimento em porcentagem. O número é calculado a partir do valor do investimento, no final de um período de tempo, em oposição ao capital inicial e todos os pagamentos feitos durante o período. Muitas vezes, a taxa é calculada no prazo de um mês, e podem ser transformadas no retorno anual para fins contábeis. Multiplicar por doze resulta num valor aproximado, mas cálculos exatos necessitam de uma equação mais complexa.
Step 1
Adicione 1 à sua TIR mensal. Por exemplo, se a sua taxa mensal de retorno é de seis por cento, você adicionará 1 a 0,006, obtendo 1,006.
Step 2
Aumente esse total elevando a 12 ª potência . Neste exemplo, daria um valor de 1,0744.
Step 3
Subtraia 1 do total. No nosso exemplo, isso resulta em 0,0744. Expressa em porcentagem, resulta em uma TIR anual de 7,4 por cento.
Referências
Dica
- A Taxa Interna de Retorno é útil para comparar os investimentos, mas é apenas uma das várias análises que devem ser consideradas antes de tomar uma decisão. Ela não leva em conta as considerações do mundo real, como a tributação e diferentes graus de risco dos investimentos.
- Programas de planilhas modernos incluem a Taxa Interna de Retorno entre suas funções, o que pode ser mais prático do que fazer cada cálculo manualmente a partir do zero.
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images