×
Loading ...

Como Calcular os Watts ou a Wattagem

O cálculo dos watts ou da wattagem de algum aparelho elétrico pode ser feito de maneira muito simples, basta usar as fórmulas estabelecidas pela lei de Ohm. A lei de Ohm explica a relação que existe entre corrente, voltagem e resistência. Traçando uma série de fórmulas que permitem calcular facilmente a wattagem usando uma combinação de valores de voltagem, resistência e corrente do dispositivo ou circuito. Mesmo que nunca tenha trabalhado com eletricidade, você poderá facilmente calcular a wattagem de um dispositivo utilizando uma aritmética muito simples e resumida nas fórmulas de Ohm.

Instruções

Calculating wattage is simple, (electricity image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  1. Determine a voltagem, a corrente e a resistência do dispositivo. Esses valores são medidos em volts, ampères e ohms, respetivamente. Você pode encontrar esses valores na própria etiqueta ou no manual que vem com o dispositivo. Na maioria dos casos, você apenas conseguirá determinar dois desses três valores. Dependendo de qual dos dois valores você tiver, você poderá calcular watts usando um dos seguintes métodos.

    Loading...
  2. Calcule watts usando volts e ampères, multiplicando os dois valores. O produto da voltagem e da corrente é a potência em watts.

  3. Calcule watts usando Ohms (resistência) e ampères (corrente), multiplicando o quadrado do valor dos ampères por Ohms. Simplesmente multiplique os ampères por eles próprios e depois multiplique o valor resultante por Ohms.

  4. Calcule watts usando ohms (resistência) e volts (voltagem), dividindo os volts pelos ohms para calcular os ampères (corrente). Depois multiplique os ampères por volts para calcular os watts.

Loading...

Dicas

  • Para descobrir quanto determinado aparelho gasta em sua conta de luz basta, depois de descoberta a Wattagem, dividir os watts por 1000 para converter-los em kWh. Depois multiplique os kWh encontrados pelo número de horas que este aparelho é utilizado no mês.

Aviso

  • Lembre-se que muitos aparelhos elétricos não tem um rendimento de 100%, principalmente os mais velhos, isso faz com que o consumo de energia seja um pouco superior à energia utilizada pelo próprio aparelho. Ou seja, muitas vezes o consumo pode ser superior ao cálculo em "condições ideais" devido ao desperdício de energia que cada equipamento faz durante seu processo.

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...