×
Loading ...

Como calibrar a lente de uma câmera Canon EOS 50D

Na fotografia, entender as lentes de uma câmera o ajuda a obter o controle criativo quando tirar fotos. Calibrá-las é crucial para focar corretamente no objeto.

Fotógrafos profissionais usam câmeras reflex monobjetiva (SLR). Este tipo de câmera possui muitas variedades, fabricantes e modelos com um denominador comum, de ser capaz de unir diferentes tipos de lentes no corpo da câmera. Ao usar uma Canon EOS 50D, você pode fazer a sua própria calibragem, para ver se a lente está funcionando corretamente.

Instruções

Pode-se conectar diferentes tipos de lentes em uma câmera SLR (camera image by Alexandre from Fotolia.com)
  1. Conecte a lente que precisa de calibragem na Canon EOS 50D.

    Loading...
  2. Abra a câmera e use o recurso “Lens Micro Calibration”. Também chamado de "Micro Adjustment" (MA), este é um comando de software específico de câmera, que ajusta o valor do foco de uma determinada lente, mas não afeta a lente em si. Isso permite que cada lente guarde a configuração de calibragem feito por meio da memória da câmera. Isso compensa automaticamente de forma que cada lente esteja com o foco quase perfeito toda vez que ela for montada na câmera.

  3. Monte a câmera em um tripé e coloque um objeto para a câmera focar. Seu alvo de referência deve ter contraste suficiente para que o sistema de autofoco (AF) detecte-o com precisão. Além de estar no centro da composição da foto, ele deve estar plano e paralelo ao plano focal da câmera. Certifique-se de que a iluminação esteja boa e uniforme, para que a imagem fique com uma exposição adequada.

  4. Ajuste a lente para "AF" e câmera para "One-Shot AF" e então selecione manualmente o ponto de focagem central, como visto na tela LCD. Escolha o pequeno retângulo encontrado no centro da tela usando a seta de seleção na câmera, que destaca opções específicas vistas na tela LCD. Ajuste a lente para uma abertura máxima usando o modo "Manual" ou o “Aperture Priority”. Ajuste o nível de exposição para ter uma exposição precisa do objeto e use uma configuração de baixo "ISO". Essa configuração requer uma fonte de luz ampla para expor corretamente a imagem. Além disso, desligue a função “Image Stabilizer”.

  5. Ajuste o temporizador da câmera antes de tirar as fotos ou use um interruptor remoto, para evitar de ter que clicar manualmente a câmera para tirar uma foto. Isso evita pequenas imprecisões resultantes do movimento mínimo da mão quando você mexe na câmera.

  6. Tire três conjuntos de fotos, cada um usando as seguintes configurações de ajuste micro: "-5", "0" e "+5". Você vai adquirir um total de nove imagens. Pode-se na verdade fazer conjuntos adicionais de imagens de teste usando diferentes configurações de ajuste micro, para que tenha mais opções para comparar qual fotografia possui a imagem mais nítida.

  7. Vá para o modo "Play" da câmera, para ver as fotos tiradas, e olhe para cada imagem na tela LCD com ampliação de 100%.

  8. Registre as configurações de ajuste micro da câmera com base na imagem mais nítida mostrada nas fotografias de teste. Isso define a lente específica com as configurações de calibragem certa para a câmera.

Loading...

Dicas

  • Lentes teleobjetivas têm um efeito ainda maior sobre as pequenas configurações de ajuste micro. Com lentes de ângulos grandes, é o oposto.
  • Ao definir as configurações de ajuste micro para uma lente com zoom, a definição só pode ser precisa na configuração do comprimento focal utilizado durante o teste. Ao usar uma lente com zoom, é altamente recomendável testar tanto no comprimento de foco mais longo ou na distância que você usa com mais frequência.

Referências

Loading ...
Loading ...