×
Loading ...

O que os camaleões comem?

A dieta de ambos camaleões, os que vivem em cativeiros e os selvagens, consiste na ingestão de insetos. Embora muitas espécies são conhecidas por se alimentarem de vegetais e plantas. Os camaleões maiores tendem a possuir um comportamento alimentar mais diversificado, consumindo pequenos pássaros e outros lagartos. Todos aqueles que vivem em cativeiro devem ingerir suplementos, compensando os nutrientes que eles, naturalmente, receberiam na vida selvagem.

Os camaleões comem insetos, como grilos e minhocas de cera (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Insetos

A maioria das espécies de camaleão são, naturalmente, insetívoras e ingerem grilos, minhocas, moscas e vermes de cera. Os mais jovens podem ser alimentados com frutas, desde que sejam pequenas e fáceis de digerir. Geralmente, os insetos devem ser dados vivos. Funcionários de zoológicos e alguns entusiastas por esses répteis "engordam" os insetos, permitindo que eles comam vegetais e suplementos, como forma de absorção desses pelos camaleões.

Loading...

Plantas

Algumas espécies, como o camaleão-de-jackson e o camaleão do yemen, ingerem plantas, complementando a dieta insetívora. Agrião, cenouras picadas, batata doce e verduras frescas são alimentos comuns a essas espécies. Folhas de dente-de-leão também podem ser administradas, mas é importante lavá-las e se certificar de que não hajam pesticidas. Acrescente legumes no mesmo recipiente que os insetos vivos, já que esses podem comer e passar os nutrientes ao réptil.

Suplementos

Os camaleões precisam de suplementos de cálcio na sua dieta, já que os insetos geralmente não suprem essa necessidade nutricional. A maioria dos donos desses répteis alimentam os insetos com essa substância, garantindo a absorção pelos camaleões. Tais insetos ainda podem ser alimentados com o suplementos antes de serem postos na jaula do camaleão. Uma suplementação benéfica tem uma proporção de 2 de cálcio para 1 de fósforo. A vitamina D3 também é necessária, desde que os camaleões em cativeiros não conseguem metabolizar através do sol.

Outros alimentos

Na vida selvagem, alguns camaleões grandes comem pequenos pássaros e outros lagartos. Outros são até conhecidos por ingerirem algumas frutas vermelhas. Alguns donos administram aos seus répteis pequenos camundongos, recém nascidos, que podem ser adquiridos em um pet shop. Nem todos os camaleões se alimentam desses roedores, mas aqueles que ingerem podem comer um rato por semana. Pequenos lagartos, como o anólis marrom ou verde, também podem ser administrados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...